III Fórum de Desenvolvimento Regional |
Membros da Diretoria Executiva da ACET estiveram presentes, na noite de quinta-feira (25/07), no evento onde as Associações Comerciais do Centro-oeste do Paraná se reuniram no Sindicato Rural de Pinhão para debater propostas de mudanças para o Desenvolvimento Regional. Nos últimos meses, a CACICOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) realizou ainda mais dois fóruns com o mesmo propósito, sendo o primeiro em Goioxim-PR e o outro em Palmital-PR.
Alberto Fuchs Neto, Presidente da ACIAP (Associação Comercial e Empresarial de Pinhão), Valdir Grigolo, Presidente da CACICOPAR, o Prefeito de Pinhão, Dirceu de Oliveira e João Francisco Anciutti Filho, Assessor do Deputado Artagão Junior, discursaram agradecendo a participação dos presentes e ressaltaram que a região necessita de iniciativas como esta.
Para Valdir Grígolo, a reunião foi importante para que o Poder Público esteja ciente das necessidades das Associações Comerciais locais. Segundo ele, "os municípios contam com o apoio para que o Desenvolvimento Regional possa de fato acontecer". O prefeito de Pinhão completou dizendo que é preciso contar com a participação não só das autoridades e políticos, mas também da sociedade em geral. Para Oliveira, Prefeituras e a Associações devem trabalhar próximas.
Em seguida, o Presidente da ACIAP apresentou o cenário atual das associações da CACICOPAR e destacou as necessidades destas instituições. Fuchs afirmou que o enriquecimento de uma sociedade depende de seus recursos humanos. “Quanto mais produtivas e responsáveis são as pessoas, maior é a riqueza daquela sociedade”, frisou.
O presidente falou ainda sobre os interesses das empresas e sobre os interesses da comunidade, que formam o pilar de desenvolvimento econômico de uma região. Fuchs finalizou seu discurso apresentando números de empresas, empregos gerados e impostos pagos pelos municípios da Região Centro Oeste do Paraná.
Após as considerações e sugestões de ações em prol da região, Celso José Mereth, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Goioxim, comentou que os fóruns têm surtido efeitos. Ele relatou que alguns trabalhos foram feitos e propôs a realização de um quarto Fórum para que as pautas ganhem força.
Alberto Fuchs Neto encerrou o encontro ressaltando que “quem quer faz, quem não quer arruma uma desculpa.”