quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Comprar em Turvo é bom demais: Blitz do 7º Festival de Prêmios da Acet
Durante
todo o dia, hoje será realizada a Blitz do 7º Festival de Prêmios da Acet, na
Avenida Doze de Maio, numa parceria entre Acet e Rádio Turvo Ativo.
A
ideia é fazer um contato direto com os consumidores, que vejam de perto o
prêmio principal, o Up! 0Km que será sorteado no final da campanha.
Foi
montado um estande com a equipe da Rádio e da Acet para buscar interagir com os
consumidores que estiverem circulando no centro da cidade. Terá um papai-noel
distribuindo balas para crianças. Também serão distribuídos brindes arrecadados
entre os comerciantes participantes do Festival de Prêmios para oferecer aos
consumidores que se dispuserem a visitar o estande, e interagir com a equipe
presente no local. Na Rádio, serão realizados flashes ao vivo, com informações
sobre a ação.
Todos os turvenses
estão convidados, principalmente as crianças, para visitar o estande do 7º
Festival de Prêmios da Acet.Comprar em Turvo é bom demais!
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Governador sanciona lei que revoga feriado em 19 de dezembro
Beto Richa
sancionou a proposta três dias depois de ela ter sido apresentada e votada em
regime especial na Assembleia Legislativa. Medida já está valendo
O governador Beto Richa (PSDB) sancionou, no início da tarde
desta quarta-feira (17), o projeto de lei (PL) que revoga o feriado do dia 19
de dezembro – Dia da Emancipação Política do Paraná. A sanção já consta no
Diário Oficial Eletrônico desta quarta e a nova lei já está valendo.
Na última semana, diversos sindicatos recorreram à Justiça
para tentar garantir que o feriado do dia 19 de dezembro, previsto em lei de
1962, fosse cumprido. No entanto, não houve um consenso jurídico sobre o tema.
Agora, com a nova lei, os processos e decisões da última semana devem perder o
efeito. Cada caso depende de uma análise individual do respectivo juiz.
O projeto de revogação do feriado virou lei em tempo recorde
– três dias. A apresentação, pelo presidente da Assembleia Legislativa do
Paraná (Alep), deputado Valdir Rossoni (PSDB), aconteceu no dia 15. A passagem
pelas comissões e a aprovação em dois turnos, em regime especial na Assembleia,
ocorreu no dia 16. A sanção, pelo governador Beto Richa, foi feita neste dia
17.
Com a sanção, a Lei 4.658, de 1962, que instituiu o dia 19 de
dezembro como feriado estadual no Paraná, fica revogada. A nova lei (18.384 de
2014) deixa claro que a data se trata do Dia da Emancipação Política do Paraná,
“não se constituindo em feriado civil.” A lei cita que as repartições públicas
estaduais, em comemoração à emancipação política do estado, poderão indicar
ponto facultativo, o que deverá ser regulamentado por meio de decreto.terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Receita dos serviços cresce 5,2% em outubro
Em outubro, o setor de serviços registrou um crescimento nominal de 5,2%, na comparação com igual mês do ano anterior, inferior à taxa de setembro (6,4%) e superior à de agosto (4,5%). Os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 6,8%; os serviços de informação e comunicação, de 2,1%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 11,3%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,1%; e outros serviços, de 11,5%. As taxas acumuladas no ano e em 12 meses foram 6,5% e 6,8% respectivamente.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram). A publicação completa da pesquisa pode ser acessada em www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/servicos/pms/default.shtm.
O resultado de 3,1% registrado nos transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (inferior às taxas de 6,5% de setembro e 3,2% de agosto) combinado com o resultado de 2,1% registrado nos serviços de informação e comunicação (inferior à taxa de 2,7% de setembro e superior à taxa de 1,7% de agosto) foram os fatores que mais contribuíram para que o resultado do mês de outubro se situasse em um patamar inferior ao de setembro. Os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com peso de 30,7%, reduziram sua participação relativa de 32,8% para 19,2%, e os serviços de informação e comunicação, atividade de maior peso na estrutura de formação da taxa global da PMS (35,7%), também registraram redução na composição relativa da taxa global, passando de 14,1% em setembro para 13,5% em outubro.
Os serviços prestados às famílias registraram uma variação de 6,8% em outubro sobre igual mês do ano anterior, inferior às taxas de setembro (7,7%) e agosto (9,0%). Os serviços de alojamento e alimentação apresentaram crescimento de 8,5% e os outros serviços prestados às famílias variaram -3,5%. Essa queda decorre basicamente da redução, em relação à outubro de 2013, dos serviços de promoção de eventos culturais, que envolvem as atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Os serviços prestados às famílias contribuíram com 0,5 p.p. e 9,6% em termos de composição absoluta e relativa, respectivamente, do índice geral.
Os serviços de informação e comunicação registraram crescimento de 2,1% em outubro, inferior à taxa de setembro (2,7%) e superior à de agosto (1,7%). Os serviços de tecnologia da informação e comunicação-TIC registraram variação de 2,7%, e os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram variação negativa de -1,6%. Destaca-se que essa queda decorre, principalmente, da redução nas atividades de televisão aberta e nos serviços de edição e edição associada à impressão, que responderam, no mês de outubro, por 75,0% do segmento de serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias. O segmento de serviços de informação e comunicação representou 0,7 p.p. em termos de composição absoluta e 13,5% em termos de composição relativa do índice geral.
O crescimento dos serviços profissionais, administrativos e complementares ficou em 11,3% em outubro, superior às variações de setembro (11,0%) e de agosto (7,7%). Os serviços técnico-profissionais, que abrangem os serviços intensivos em conhecimento, cresceram 5,1%, e os serviços administrativos e complementares, que abrangem os serviços intensivos em mão-de-obra, 13,6%. A variação nos serviços administrativos e complementares teve uma contribuição mais expressiva dos serviços de segurança e vigilância, de limpeza em prédios e domicílios, de teleatendimento e de gestão de meios de pagamento (transferência de fundos). Com uma contribuição absoluta de 2,3 p.p., esse segmento contribuiu, em termos relativos, com 44,2% para a composição do índice geral.
O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou um crescimento nominal de 3,1%, inferior às taxas de setembro (6,5%) e de agosto (3,2%). Por modalidade, os resultados foram: transporte terrestre, 2,6%; transporte aquaviário, 3,9%; transporte aéreo, 0,3%. O segmento de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou crescimento de 4,9%. O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio contribuiu, em termos absolutos, com 1,0 p.p. e 19,2%, em termos relativos, para a composição do índice geral.
O segmento outros serviços apresentou taxa de crescimento nominal de 11,5%, superior às taxas de setembro (9,0%) e de agosto (10,6%). Esse segmento contribuiu, em termos absolutos, com 0,7 p.p., e, em termos relativos, com 13,5%, para a composição do índice geral.
Em outubro, quatro estados apresentam taxas negativas
Regionalmente, no mês de outubro, as maiores variações ocorreram no Ceará (13,4%), no Distrito Federal (12,0%) e na Paraíba (11,0%). As menores taxas positivas de crescimento foram registradas em Mato Grosso do Sul (0,9%), Pernambuco (1,4%) e Minas Gerais (1,7%). Já os estados do Amapá (-6,3%), Roraima (-4,7%), Sergipe (-4,5%) e Mato Grosso (-1,2%) apresentaram variações negativas.
Fonte: IBGE
Alep vota hoje revogação da lei que criou o feriado do dia 19 de dezembro
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSDB), apresentou ontem projeto que revoga a Lei 4.658, de 1962, que instituiu o 19 de dezembro como feriado estadual no Paraná. Pela proposta, a data que marca a emancipação política do estado passará a ser apenas dia de ponto facultativo para as repartições públicas. A matéria será votada hoje em plenário em comissão geral.
Não há um consenso jurídico sobre o tema, pois não existe uma decisão de tribunais superiores que uniformize a discussão em torno do feriado da próxima sexta-feira. Com isso, cada magistrado tem interpretações diferentes ao julgar o caso. Na semana passada, por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná obteve liminar na 21.ª Vara do Trabalho de Curitiba a favor do feriado. Antes, porém, duas liminares solicitando que a data fosse respeitada foram negadas, na 1.ª Vara do Trabalho de Ponta Grossa e na 11.ª Vara do Trabalho de Curitiba.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Volume de cheques devolvidos recua em novembro, apontam Serasa e SCPC
15/12/2014 10:21
O porcentual de cheques devolvidos sobre o total em
circulação caiu em novembro segundo duas empresas que fazem esse tipo de
levantamento mensalmente. De acordo com a Serasa Experian, a proporção de
cheques sem fundos caiu de 1,97% para 1,93% na passagem de outubro para
novembro, enquanto para a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao
Crédito), o porcentual variou de 1,93% para 1,90% no mesmo período.
O pagamento da primeira parcela do 13º salário é apontado
pelos economistas da Serasa como fator que contribuiu para a diminuição da
proporção de cheques sem fundos no mês passado. Eles também destacam que,
apesar do recuo pontual, o cenário macroeconômico com juros elevados, atividade
estagnada e desaquecimento do mercado de trabalho, contribui para manter a
inadimplência com cheques maior em 2014 do que em 2013. No acumulado dos onze
primeiros meses deste ano, a taxa está em 2,05%. No mesmo período de 2013, o
porcentual de cheques devolvidos foi de 2,01%.
Na abertura do indicador por regiões, a Norte registrou a
maior inadimplência, com 4,55% de cheques devolvidos, ao passo que a região
Sudeste foi a que apresentou menor taxa, de 1,48%.
Entre os Estados, Roraima lidera mais uma vez o ranking
estadual dos cheques sem fundos nos primeiros onze meses de 2014, com 11,21% de
devoluções. Por outro lado, São Paulo foi o Estado com o menor porcentual, de
1,26%.
Boa Vista SCPC
Já segundo a Boa Vista SCPC, o porcentual de cheques
devolvidos pela segunda vez por falta de fundos atingiu 1,90% do total
movimentado em novembro, recuando ante o porcentual de 1,93% verificado em
outubro e de 1,97% em novembro do ano passado.
No acumulado do ano, esse porcentual está em 2,00%, de 1,98%
no mesmo intervalo de 2013. De janeiro a novembro, o total de cheques
movimentados (689,177 milhões) caiu 10,0%, enquanto o número absoluto de
cheques devolvidos (14,059 milhões) recuou 9,0%. Na divisão por tipo de
emissor, a devolução foi 11,3% menor para as pessoas físicas e 2,8% inferior
para as pessoas jurídicas, entre janeiro e novembro de 2014 ante igual período
de 2013.
Metodologias
O Indicador Serasa Experian consiste no levantamento mensal
sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação
ao total de cheques compensados. Somente é considerada a segunda devolução.
Os dados da Boa Vista consideram a proporção de cheques
devolvidos (segunda devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de
cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.
Fonte: Paraná Online
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Acet faz lançamento do 7º Festival de Prêmios
Ontem a
ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo fez o lançamento do 7º
Festival de Prêmios
O evento de finalização da campanha será realizado em 01 de Março de 2015, no CTG Rincão do Pinhal.
Na manhã da última terça-feira (10/12) a Acet fez o
lançamento do 7º Festival de Prêmios, para as empresas que aderiram à campanha.
Logo após o evento, os empresários fizeram uma carreata pela cidade de Turvo,
para mostrar a campanha aos consumidores.
O Festival de Prêmios é uma campanha tradicional da
Associação Comercial que visa aumentar as vendas do comércio local. Neste ano,
a campanha teve a adesão de 57 empresas e o apoio da Prefeitura Municipal de
Turvo e da Comercial Oeste, ou seja, entre empresas participantes, apoiadores e
a instituição organizadora do evento, são 60 empresas e instituições envolvidas
nesta ação.
O evento de finalização da campanha será realizado em 01 de Março de 2015, no CTG Rincão do Pinhal.
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
ICMS: Lideranças do G7 pedem ao governo retirada de projeto que aumenta impostos no PR
Lideranças do G7, entidades representativas do setor produtivo paranaense, estiveram reunidas, na manhã desta segunda-feira (08/12), em Curitiba, com o governador Beto Richa para solicitar que o governo retire da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 513/2014, que propõe o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de vários produtos, inclusive medicamentos, alimentos, produtos de higiene pessoal, calçados, vestuário, entre outros. Segundo coordenador do G7 e presidente do Sistema Ocepar e, João Paulo Koslovski, “o governador se comprometeu em retirar do projeto o aumento sobre produtos da cesta básica e das micro e pequenas empresas e que a lei manterá benefícios anteriores, já conquistados por alguns setores”, frisou.
Avaliação
Na avaliação do Grupo, é importante que a matéria
passe por uma discussão mais ampla devido aos impactos que poderá causar na
competitividade do setor produtivo e na renda dos trabalhadores paranaenses. O
G7 também esteve com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado
Valdir Rossoni, solicitando alterações no PL nº 513.
Participantes
Participaram das reuniões os presidentes da Faciap,
Rainer Zielasko, do Sistema Ocepar/Fecoopar, João Paulo Koslovski; da
Fecomércio, Darci Piana; da Fiep, Edson Luiz Campagnolo; da Faep, Ágide
Meneguette e da ACP, Antônio Miguel Espolador Neto. O presidente da
Fetranspar, Sérgio Malucelli, foi representado pelo coronel Honório Bortolini.
Fonte: Ocepar/Coordenação G7
Crédito das fotos: Agência Fiep de Notícias
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Reunião da Diretoria Executiva da Acet
Aconteceu ontem (01) na sede da Acet, mais uma reunião
ordinária da Diretoria Executiva, oportunidade onde foram discutidos assuntos
como o 7º Festival de Prêmios da ACET, por exemplo. As reuniões ordinárias
ocorrem uma vez por mês. Estiveram presentes 9 diretores e o secretário
executivo da Cacicopar.
Assinar:
Postagens (Atom)