sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Associações Comerciais se reúnem em Guarapuava

Evento foi realizado na Colônia Vitória.
 
 

Na última terça-feira (04), associações comerciais da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) se reuniram em Guarapuava para troca de experiências sobre o Programa Capacitar, presente em mais de 190 ACEs do Paraná. Mais de oitenta pessoas estiveram presentes, superando a expectativa dos organizadores do evento.

O Capacitar é um programa de excelência em gestão desenvolvido pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) que está sendo implantado sistematicamente nas associações comerciais do estado. O objetivo é estruturar e fortalecer essas entidades para que elas tenham ainda mais representatividade e força em suas regiões.

Valdir Grígolo, presidente da Cacicopar abriu o evento ressaltando a importância das pequenas associações comerciais do Paraná. Para o presidente, as grandes associações comerciais têm muito o que aprender com as pequenas, pois geralmente elas vêm acompanhadas de uma história de árduo trabalho para se consolidar.

O presidente do Sicredi Terceiro Planalto, Adilson Primo Fiorentin também esteve presente, e discursou sobre o cenário cooperativista e associativista brasileiro. Ele aproveitou o momento para inaugurar o novo slogam do Sicredi “A vida é melhor quando é cooperativa”. Fiorentin também falou sobre a diferença entre bancos e cooperativas e sobre a abrangência nacional do Sicredi.

Quem falou em nome de Rainer Zielasko, presidente da Faciap, que não pôde comparecer, foi Eloi Mamcasz, presidente da Acig. Eloi comentou que os resultados dos programas Capacitar e Empreender, ambos da Faciap, demonstram que o empresário é maior do que qualquer outra força. “Estes programas possibilitam uma injeção dentro de nossas entidades para enxergarmos que podemos fazer muito mais pela classe empresarial e pelo desenvolvimento regional”, ressaltou Eloi.

Em seguida, Márcio Rei, superintendente da Faciap palestrou sobre a criação do Capacitar, que foi pensado a partir da reflexão sobre de que forma as associações comerciais poderiam aumentar a longevidade das empresas associadas. Ele apresentou o cenário das ACEs antes do programa, ressaltando como elas estavam desassistidas e com visões distorcidas, por isto colaborando pouco com a transformação da realidade de suas regiões. Após apresentar dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) sobre saúde, educação, emprego e renda, ele salientou que a distribuição de renda é ainda o fator mais deficitário se comparado aos demais. “Isto é um problema de todos, porque todos ‘pagam a conta’. A Faciap passou a agir pensando em como ser protagonista da mudança deste cenário. Foi aí que surgiu o Capacitar”, contou.

Novos produtos para associações comerciais foram anunciados por Márcio. Proface (“upgrade do Capacitar”) e ferramenta de recuperação de crédito serão disponibilizados a partir do ano que vem.

Cases de Sucesso

Tudo o que foi apresentado sobre o Capacitar nos primeiros momentos do encontro foi reforçado com a apresentação de cases de sucesso de pequenas ACEs do Paraná. Aceg (Associação Comercial de Goioxim), Acils (Associação Comercial de Laranjeiras do Sul), Acepi (Associação Comercial de Pitanga) e Acip (Associação Comercial de Palmital) são exemplos do trabalho árduo desenvolvido voluntariamente em associações comerciais com resultados otimizamos após adesão ao Capacitar. Estas associações não só conquistaram uma estrutura adequada para funcionamento, mas também aumentaram os serviços oferecidos aos associados, a participação destes associados, a participação em mobilizações populares, apoio das prefeituras para melhorias no comércio local, criação de conselhos do jovem empresário e da mulher executiva, além da participação em comitês e núcleos municipais.

O encontro foi finalizado com palestra motivacional do professor Itamar Ribeiro. Após a palestra, um jantar de confraternização foi oferecido aos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário