sexta-feira, 21 de março de 2014

Como fazer mais pelo seu negócio com menos dinheiro

Eram muitas as expectativas criadas em torno da Web na década de 90. Quanto mais espetaculares as possibilidades, mais inflacionadas eram as esperanças e maiores foram as frustrações (e prejuízos!). Mas, quase uma década após o estouro da bolha, a Web chega ao seu plateau de produtividade, trazendo para qualquer empreendedor, em qualquer estágio do negócio e em qualquer setor, a possibilidade de fazer muito mais, com muito menos.

 Tal estágio de produtividade é fruto da combinação do contínuo barateamento dos custos de hardware, capturado pela lei de Moore, e dos custos de software, capturado pelo movimento do software livre. Estes, em conjunto, aceleraram também o advento da computação em nuvem e, conseqüentemente, o surgimentos dos modelos freemium e de crowdsourcing, multiplicando as possibilidades, e trazendo benefícios concretos, imediatos e ao alcance de todos os empreendedores.

Tanto a computação em nuvem, quanto os modelos freemium – que permitem experimentar serviços de graça – e crowdsourcing – que permitem a produção coletiva, trazem escalabilidade e elasticidade a todas as atividades da cadeia produtiva e aos modelos de negócio de qualquer empresa. Ou seja, você só investe recursos conforme você cresce seu negócio!

Sob a perspectiva do Canvas de Modelo de Negócio do Alex Osterwalder, podemos elencar algumas dessas possibilidades:

1) Segmentos de mercado: como seria se você pudesse saber o que os consumidores pensam, suas tendências e o que estão buscando? O Google tem várias ferramentas gratuitas que permitem ser muito mais preciso na segmentação de mercado;

2) Proposta de valor: e se você pudesse testar a idéia de um novo produto e consultar potenciais clientes para refinar sua proposta de valor antes de investir no lançamento? Serviços como o SurveyMonkey, permitem isso e muito mais, quase de graça;

3) Canais de distribuição: já imaginou poder distribuir seu produto ou serviço em inúmeros canais em qualquer lugar do mundo? Ofertas como a do zferral, permitem começar sem custo nenhum, um programa de afiliados;

4) CRM: e se você pudesse engajar seus clientes em qualquer plataforma, seja telefone, Internet, celular, etc., e prestar um suporte diferenciado e eficiente? Plataformas como o Zendesk, permitem testar gratuitamente e escalar a baixo custo,o CRM de qualquer empresa;

5) Fontes de receita: qual seria o impacto no crescimento se você pudesse criar novas maneiras de seus clientes testarem e pagarem por seus serviços, customizado por diferentes segmentos de mercado? Empresas como Spreedly permitem estruturar maneiras de aumentar o faturamento de graça até você ter certeza da eficácia do serviço;

6) Atividades produtivas: e se você pudesse gerenciar melhor sua equipe e seus recursos aumentando a produtividade? Serviços como Engagee Basecamp permitem gerenciar equipes e projetos de maneira rápida e barata;

7) Recursos:
quão mais produtivo seria se você pudesse contar com milhões de pessoas disponíveis para trabalhar para você por horas ou minutos, acelerando a execução de tarefas criticas? Plataformas como o Vwork permitem acessar talentos e recursos em qualquer lugar do mundo;

8) Parceiros: e se você pudesse contar com os fornecedores com os menores custos (leia-se chineses!)? No Alibaba, por exemplo, você pode encontrar e estabelecer parcerias com fornecedores de praticamente qualquer produto físico;

9) Estrutura de custos: preocupado em como reduzir custos de infra-estrutura e suporte administrativos? Existem inúmeros serviços como a Amazon Web Services, Prestus e muitos outros que permitem ter assistentes ou servidores virtuais capazes de se adequar a quase qualquer orçamento.

Essas são apenas algumas das inúmeras possibilidades. Para uma lista mais extensa de ferramentas disponíveis, o Startup Tools, por exemplo, é um excelente repositório de alternativas para praticamente qualquer atividade de qualquer empresa – pequena, media ou grande.

Essa revolução permite empreendedores em qualquer estágio testar mercado, lançar produtos, alcançar clientes muito mais rápido e com muito menos capital. Ou seja, fazer muito mais com muito menos. E você, vai esperar o quê para turbinar seus negócios?

Fonte
Revista Exame

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