Veja quais são os “dez mandamentos do bom atendimento”, segundo o Senac
1 – Empatia:
Tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado. O primeiro passo para isso
é se colocar-se no lugar do cliente. Aplicar essa prática, muito difundida em
gestão de pessoas, é fundamental para quem trabalha na linha de frente de
atendimento, para quem está em contato direto com o cliente.
2 –
Aperfeiçoamento constante: Para se tornar um excelente
profissional, é necessário o aperfeiçoamento constante. Para galgar cargos
maiores, como o de chefia, é sempre bom estar atualizado com o que há de mais
novo em sua área. Mesmo quem não pretende assumir um cargo de chefia, por não
se sentir apto, deverá buscar aperfeiçoamento. Aprimorar-se na função exercida
só agrega valor ao profissional.
3 –
Comprometimento: Ao ser contratado, você se
comprometeu a cumprir tarefas, horários e condutas por um salário acordado. Há
que se ter consciência do seu papel. O comprometimento é essencial e é um
hábito benéfico a ser mantido.
4 –
Inovação: Aprimorar-se sempre. Para se sobressair na
execução das funções diárias, melhorar e até ir além é necessário inovar. Esse
é um diferencial para qualquer profissional.
5 –
Espírito de equipe: Para uma boa convivência no
ambiente de trabalho, é essencial que o profissional tenha humildade para pedir
ajuda diante de uma dificuldade e generosidade para oferecer ajuda a quem
precisa.
6 –
Ética: Nunca minta para o cliente. Se não souber
resolver ou responder qualquer questão, é essencial falar a verdade e depois
buscar a resposta.
7 –
Conhecimento do produto:Desconhecimento sobre o produto com
o qual se trabalha é um erro grave. Há que se ter conhecimento do produto até
para vendê-lo bem.
8 –
Apresentação pessoal: Uma boa apresentação conta muito na
hora do atendimento. A higiene deve ser levada em conta no seu ambiente de
trabalho e na vida pessoal. Trabalhando com alimentos isso se torna uma regra
fundamental muito importante, mas vale também para outros setores.
9 –
Postura profissional: A postura profissional vai desde a
maneira de falar com o cliente e até o modo de ouvi-lo. Vale lembrar que toda
comunicação é importante, inclusive a não-verbal, como gestos.
10 –
Cordialidade: Para finalizar, e não menos importante,
temos a cordialidade. Quando um garçom é gentil e simpático, o cliente tende a
agir da mesma maneira. O resultado traz benefícios a todos: ao cliente, ao
estabelecimento e ao profissional, deixando sua jornada de trabalho mais
tranquila e prazerosa. O dia fica mais leve e trabalha-se melhor.
Fonte:
O Globo
Link:
http://oglobo.globo.com/economia/emprego/veja-quais-sao-os-dez-mandamentos-do-bom-atendimento-segundo-senac-12423886
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