segunda-feira, 16 de abril de 2012

Programa Negócio a Negócio chega a Turvo, na região centro-sul do PR

Iniciativa do Sebrae leva soluções empresariais até o ambiente da empresa, com o objetivo de qualificar a gestão de pequenos negócios para torná-los mais competitivos frente à concorrência

Da Redação (Sebrae - PR)

O Programa Negócio a Negócio, iniciativa do Sebrae em todo o País, chega a Turvo, região centro-sul do Paraná. Com a proposta de levar as soluções empresariais da entidade até o ambiente da empresa, a proposta visa qualificar a gestão de pequenos negócios para torná-los mais competitivos frente à concorrência e às oportunidades de mercado.

Na cidade, técnicos capacitados pelo Sebrae/PR e conhecidos como agentes de orientação empresarial visitam as empresas e apresentam o Programa para empresários e empreendedores individuais.
Ao abrir as portas de seus empreendimentos, os proprietários passam a ter um especialista in loco na empresa, que, primeiramente, será responsável por realizar um levantamento para avaliar questões básicas de gestão, operação e finanças.
Com esse diagnóstico em mãos, os agentes de orientação avaliam quais são os pontos a serem melhorados na gestão do negócio. A partir da estratégia definida, entregam aos empreendedores e empresários um plano de ação para a execução das orientações e, na última visita à empresa, verificam e acompanham a implantação das melhorias sugeridas.
Segundo o consultor do Sebrae/PR, Cecilio Max Batista, os agentes de orientação empresarial já iniciaram as visitas aos pequenos negócios em Turvo. “Os empresários que foram visitados se mostraram receptivos. É um município que não teve atuação do Negócio a Negócio e o Programa é uma novidade, pelo fato de o Sebrae/PR ir até os empresários”, explica Cecilio Max Batista.
Em Turvo, a base da economia é formada, basicamente, pela atividade agrícola em pequenas propriedades rurais. Na avaliação do consultor do Sebrae/PR, a característica econômica do município reforça a importância das micro e pequenas empresas investirem em soluções para ganhar eficiência, reduzir custos e faturar mais.

“É importante melhorar os negócios na cidade, para que a renda, gerada no município com o agronegócio, fique no município. Para os empresários que participarem do Negócio a Negócio, vamos preparar um ciclo de palestras sobre gestão, planejamento, finanças, além de questões relacionadas ao marketing da empresa”, observa.
Segundo levantamento realizado pela Prefeitura de Turvo, o município concentra cerca de 700 micro e pequenas empresas e empreendedores individuais, que são empreendedores autônomos que faturam até R$ 60 mil por ano. “Com o Programa, o objetivo do Sebrae/PR é atender aproximadamente 500 pequenos negócios, na cidade, apresentando um direcionamento aos empresários naqueles quesitos que eles precisam melhorar. É como trazer luz à gestão das empresas”, diz Cecilio Max Batista.
Na avaliação do secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Turvo, Rogério Boleslau Sekula, o Sebrae é uma referência nacional em consultorias para micro e pequenas empresas. “Para nós, é muito importante porque, na maioria das vezes, a administração dessas empresas é familiar. Com o Negócio a Negócio, será possível profissionalizar a gestão das empresas e abrir os olhos dos empresários para uma visão mais técnica. Muitas pessoas acabam montando o seu negócio sem nem realizar um plano de negócio ou um estudo de viabilidade. O que é um erro”, observa o secretário.
Para o diretor de Eventos da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET), que, nesta segunda-feira, dia 16, assume a vice-presidência da entidade, Felipe Brügg, a realização do Programa no município contribui para que os empresários não precisem se deslocar para Guarapuava, distante cerca de 40 quilômetros, para buscar cursos na área de gestão empresarial.

“Até por uma questão da falta de disponibilidade de tempo dos empresários, a realização do Negócio a Negócio é tão importante. Com o Sebrae na cidade, eles não precisam buscar soluções empresarias fora. Qualquer coisa que venha no sentido de fortalecer a parte técnica e de gestão das empresas é fundamental”, avalia Brügg.
Em 2011, mais de 46 mil micro e pequenas empresas foram atendidas pelo Programa Negócio a Negócio, em todo o Paraná. Em 2012, mais de 8 mil empreendimentos de pequeno porte já receberam a visita de um agente de orientação empresarial.
Os empresários interessados em receber a visita de uma agente do Programa podem entrar em contato com a Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800, ou com a Prefeitura de Turvo, no (42) 3642-1145, ou na ACET, no (42) 3642-1426.

Território em desenvolvimento
A realização do Programa Negócio a Negócio em Turvo complementa as ações do Projeto Sebrae/PR no Território da Cidadania Paraná Centro. A iniciativa foi desenvolvida para melhorar o ambiente de negócios e a sustentabilidade de micro e pequenas empresas na região, uma das 120 do Brasil definidas para a atuação do Projeto Territórios da Cidadania, lançado, em 2008, pelo Governo Federal.
A estratégia da iniciativa nacional é promover o desenvolvimento econômico e universalizar programas básicos de cidadania por meio de uma diretriz de desenvolvimento territorial sustentável e que conta com o apoio de prefeituras, associações e entidades como o Sebrae.
A região do Paraná Centro abrange 18 municípios, com uma população total de 341.696 habitantes, dos quais 108.788 vivem na área rural, o que corresponde a 31,84%. Além de Turvo, Cândido de Abreu, Guarapuava, Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste formam o Território Paraná Centro.
De acordo com o consultor do Sebrae/PR, Cecilio Max Batista, a região é caracterizada pelo baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na maioria dos municípios. “Se excluirmos Guarapuava, os demais municípios são caracterizados por atividades agrícolas em pequenas propriedades e com produtos para subsistência. Apesar de a vocação local estar no setor do agronegócio, a atuação do Sebrae/PR será, também, nas atividades de comércio, serviços e indústrias dos centros urbanos”, observa Cecilio Max Batista.
O Projeto Sebrae/PR no Território da Cidadania Paraná Centro visa ampliar o número de empresas atendidas pela entidade, por meio de estratégias para atendimento a empreendedores e empresários, de maneira integrada com as governanças existentes dos Territórios da Cidadania, do Governo Federal, fortalecendo as vocações territoriais e explorando as potencialidades.

“Desta forma, a iniciativa contribuirá para erradicação da pobreza existente e intensificar o atendimento às micro e pequenas empresas em locais de acesso limitado”, explica o consultor do Sebrae/PR.

Sobre o Sebrae/PR
O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Informações para a imprensa:
Giselle Ritzmann Loures - (41) 3330-5846 / (41) 9629-0002
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (http://asn.sebraepr.com.br)
sebrae@pr.sebrae.com.br">sebrae@pr.sebrae.com.br
Coordenação: Leandro Donatti - Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

Nenhum comentário:

Postar um comentário