sábado, 17 de agosto de 2013

Jornal Paraná Centro destaca evento da CACICOPAR em Pitanga

Acepi recepciona pela primeira vez reunião ordinária da Cacicopar

A ACET paricipou da reunião ordinária da CACICOPAR 


Participantes da reunião


A Associação Comercial e Empresarial de Pitanga (Acepi) recepcionou, pela primeira vez, no sábado, 17 de agosto, a reunião ordinária da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná (Cacicopar). O evento contou com representantes das associações dos municípios de Pitanga, Guarapuava, Turvo, Palmital, Marquinho, Candói e Goioxim; também com a presença do presidente da Cacicopar Valdir Grígolo, prefeito de Pitanga, Altair José Zampier, que acompanhou a reunião juntamente com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo Eliseu Latczuk. Além da discussão de temas locais, a reunião contou com a palestra de Marcos Antônio de Souza, que falou sobre “Vendas e Comunicação”.

O presidente da Cacicopar, Valdir Grígolo, comentou que a coordenadoria tem feito, mensalmente, as reuniões itinerantes com o objetivo de prestigiar as 13 associações comerciais que fazem parte da Cacicopar e também para dar enfoque às entidades e, assim, mostrar que as associações são um instrumento valioso para o desenvolvimento. Grígolo comentou que o sentido do processo é dar visão que o problema vivenciado em Pitanga pode ser o mesmo dos outros municípios do entorno. “Quando se fala em desenvolvimento, a filosofia da Faciap (Federação das Associações Comerciais da Paraná) é que se pense juntos. E, na nossa pauta, as reivindicações não ficam no encerramento da reunião. Os assuntos discutidos vão para a convenção em nível de Estado”, disse.

O presidente da Cacicopar comentou que os assuntos mais discutidos na região tem sido a questão do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), que, apesar de ter apresentado melhoras, ainda é baixo em relação à média do Estado do Paraná, e outras questões, como segurança, infraestrutura e rodovias.

Para presidente da Acepi, Adair Hey, a reunião com as demais associações pertencentes à Cacicopar é uma oportunidade de falar um pouco do município e mostrar os anseios. Hey ressaltou que, em parceria com o poder público, as associações comerciais têm buscado resolver problemas dos municípios. “A associação comercial não é só para consultas de SPC. Vivemos a questão de buscar melhorias para o coletivo”, disse.

O presidente da Associação Comercial de Palmital, Osmar Matozo de Melo, ressaltou a importância desses encontros, já que as associações aliadas ao poder público falam do desenvolvimento regional. Ele citou como exemplo o Fórum de Desenvolvimento Regional que foi realizado em Palmital, e que repercutiu em melhorias na estrada que liga Palmital a Laranjeiras do Sul. “Solicitamos melhorias da rodovia entre Palmital e Laranjeiras do Sul e vemos que se iniciou um trabalho emergencial. Já vimos resultado”. A reunião contou também com a presença das consultoras da Faciap, Iraci Salete Mataczinski e de Caroline Dalla Valle.

O evento, em Pitanga, foi realizado no Centro de Lazer Schon, propriedade de um dos diretores da Acepi, Valdir Schon, onde foi serviço um café-da-manhã aos participantes da reunião e almoço.
Fonte: Jornal Paraná Centro
Imagens: Jornal Paraná Centro
Link: http://www.paranacentro.com.br/site/noticia.php?idNoticia=11167#menu-topo

Nenhum comentário:

Postar um comentário