quarta-feira, 31 de dezembro de 2014
terça-feira, 23 de dezembro de 2014
Comprar em Turvo é bom demais: Blitz do 7º Festival de Prêmios da Acet
Durante
todo o dia, hoje será realizada a Blitz do 7º Festival de Prêmios da Acet, na
Avenida Doze de Maio, numa parceria entre Acet e Rádio Turvo Ativo.
A
ideia é fazer um contato direto com os consumidores, que vejam de perto o
prêmio principal, o Up! 0Km que será sorteado no final da campanha.
Foi
montado um estande com a equipe da Rádio e da Acet para buscar interagir com os
consumidores que estiverem circulando no centro da cidade. Terá um papai-noel
distribuindo balas para crianças. Também serão distribuídos brindes arrecadados
entre os comerciantes participantes do Festival de Prêmios para oferecer aos
consumidores que se dispuserem a visitar o estande, e interagir com a equipe
presente no local. Na Rádio, serão realizados flashes ao vivo, com informações
sobre a ação.
Todos os turvenses
estão convidados, principalmente as crianças, para visitar o estande do 7º
Festival de Prêmios da Acet.Comprar em Turvo é bom demais!
quinta-feira, 18 de dezembro de 2014
Governador sanciona lei que revoga feriado em 19 de dezembro
Beto Richa
sancionou a proposta três dias depois de ela ter sido apresentada e votada em
regime especial na Assembleia Legislativa. Medida já está valendo
O governador Beto Richa (PSDB) sancionou, no início da tarde
desta quarta-feira (17), o projeto de lei (PL) que revoga o feriado do dia 19
de dezembro – Dia da Emancipação Política do Paraná. A sanção já consta no
Diário Oficial Eletrônico desta quarta e a nova lei já está valendo.
Na última semana, diversos sindicatos recorreram à Justiça
para tentar garantir que o feriado do dia 19 de dezembro, previsto em lei de
1962, fosse cumprido. No entanto, não houve um consenso jurídico sobre o tema.
Agora, com a nova lei, os processos e decisões da última semana devem perder o
efeito. Cada caso depende de uma análise individual do respectivo juiz.
O projeto de revogação do feriado virou lei em tempo recorde
– três dias. A apresentação, pelo presidente da Assembleia Legislativa do
Paraná (Alep), deputado Valdir Rossoni (PSDB), aconteceu no dia 15. A passagem
pelas comissões e a aprovação em dois turnos, em regime especial na Assembleia,
ocorreu no dia 16. A sanção, pelo governador Beto Richa, foi feita neste dia
17.
Com a sanção, a Lei 4.658, de 1962, que instituiu o dia 19 de
dezembro como feriado estadual no Paraná, fica revogada. A nova lei (18.384 de
2014) deixa claro que a data se trata do Dia da Emancipação Política do Paraná,
“não se constituindo em feriado civil.” A lei cita que as repartições públicas
estaduais, em comemoração à emancipação política do estado, poderão indicar
ponto facultativo, o que deverá ser regulamentado por meio de decreto.terça-feira, 16 de dezembro de 2014
Receita dos serviços cresce 5,2% em outubro
Em outubro, o setor de serviços registrou um crescimento nominal de 5,2%, na comparação com igual mês do ano anterior, inferior à taxa de setembro (6,4%) e superior à de agosto (4,5%). Os serviços prestados às famílias registraram crescimento de 6,8%; os serviços de informação e comunicação, de 2,1%; os serviços profissionais, administrativos e complementares, de 11,3%; transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, de 3,1%; e outros serviços, de 11,5%. As taxas acumuladas no ano e em 12 meses foram 6,5% e 6,8% respectivamente.
A Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), primeiro indicador conjuntural mensal que investiga o setor de serviços no país, abrange as atividades do segmento empresarial não financeiro, exceto os setores da saúde, educação, administração pública e aluguel imputado (valor que os proprietários teriam direito de receber se alugassem os imóveis onde moram). A publicação completa da pesquisa pode ser acessada em www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/servicos/pms/default.shtm.
O resultado de 3,1% registrado nos transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (inferior às taxas de 6,5% de setembro e 3,2% de agosto) combinado com o resultado de 2,1% registrado nos serviços de informação e comunicação (inferior à taxa de 2,7% de setembro e superior à taxa de 1,7% de agosto) foram os fatores que mais contribuíram para que o resultado do mês de outubro se situasse em um patamar inferior ao de setembro. Os transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, com peso de 30,7%, reduziram sua participação relativa de 32,8% para 19,2%, e os serviços de informação e comunicação, atividade de maior peso na estrutura de formação da taxa global da PMS (35,7%), também registraram redução na composição relativa da taxa global, passando de 14,1% em setembro para 13,5% em outubro.
Os serviços prestados às famílias registraram uma variação de 6,8% em outubro sobre igual mês do ano anterior, inferior às taxas de setembro (7,7%) e agosto (9,0%). Os serviços de alojamento e alimentação apresentaram crescimento de 8,5% e os outros serviços prestados às famílias variaram -3,5%. Essa queda decorre basicamente da redução, em relação à outubro de 2013, dos serviços de promoção de eventos culturais, que envolvem as atividades artísticas, criativas e de espetáculos. Os serviços prestados às famílias contribuíram com 0,5 p.p. e 9,6% em termos de composição absoluta e relativa, respectivamente, do índice geral.
Os serviços de informação e comunicação registraram crescimento de 2,1% em outubro, inferior à taxa de setembro (2,7%) e superior à de agosto (1,7%). Os serviços de tecnologia da informação e comunicação-TIC registraram variação de 2,7%, e os serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias registraram variação negativa de -1,6%. Destaca-se que essa queda decorre, principalmente, da redução nas atividades de televisão aberta e nos serviços de edição e edição associada à impressão, que responderam, no mês de outubro, por 75,0% do segmento de serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias. O segmento de serviços de informação e comunicação representou 0,7 p.p. em termos de composição absoluta e 13,5% em termos de composição relativa do índice geral.
O crescimento dos serviços profissionais, administrativos e complementares ficou em 11,3% em outubro, superior às variações de setembro (11,0%) e de agosto (7,7%). Os serviços técnico-profissionais, que abrangem os serviços intensivos em conhecimento, cresceram 5,1%, e os serviços administrativos e complementares, que abrangem os serviços intensivos em mão-de-obra, 13,6%. A variação nos serviços administrativos e complementares teve uma contribuição mais expressiva dos serviços de segurança e vigilância, de limpeza em prédios e domicílios, de teleatendimento e de gestão de meios de pagamento (transferência de fundos). Com uma contribuição absoluta de 2,3 p.p., esse segmento contribuiu, em termos relativos, com 44,2% para a composição do índice geral.
O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio registrou um crescimento nominal de 3,1%, inferior às taxas de setembro (6,5%) e de agosto (3,2%). Por modalidade, os resultados foram: transporte terrestre, 2,6%; transporte aquaviário, 3,9%; transporte aéreo, 0,3%. O segmento de armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio apresentou crescimento de 4,9%. O segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio contribuiu, em termos absolutos, com 1,0 p.p. e 19,2%, em termos relativos, para a composição do índice geral.
O segmento outros serviços apresentou taxa de crescimento nominal de 11,5%, superior às taxas de setembro (9,0%) e de agosto (10,6%). Esse segmento contribuiu, em termos absolutos, com 0,7 p.p., e, em termos relativos, com 13,5%, para a composição do índice geral.
Em outubro, quatro estados apresentam taxas negativas
Regionalmente, no mês de outubro, as maiores variações ocorreram no Ceará (13,4%), no Distrito Federal (12,0%) e na Paraíba (11,0%). As menores taxas positivas de crescimento foram registradas em Mato Grosso do Sul (0,9%), Pernambuco (1,4%) e Minas Gerais (1,7%). Já os estados do Amapá (-6,3%), Roraima (-4,7%), Sergipe (-4,5%) e Mato Grosso (-1,2%) apresentaram variações negativas.
Fonte: IBGE
Alep vota hoje revogação da lei que criou o feriado do dia 19 de dezembro
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Valdir Rossoni (PSDB), apresentou ontem projeto que revoga a Lei 4.658, de 1962, que instituiu o 19 de dezembro como feriado estadual no Paraná. Pela proposta, a data que marca a emancipação política do estado passará a ser apenas dia de ponto facultativo para as repartições públicas. A matéria será votada hoje em plenário em comissão geral.
Não há um consenso jurídico sobre o tema, pois não existe uma decisão de tribunais superiores que uniformize a discussão em torno do feriado da próxima sexta-feira. Com isso, cada magistrado tem interpretações diferentes ao julgar o caso. Na semana passada, por exemplo, o Sindicato dos Trabalhadores nos Correios do Paraná obteve liminar na 21.ª Vara do Trabalho de Curitiba a favor do feriado. Antes, porém, duas liminares solicitando que a data fosse respeitada foram negadas, na 1.ª Vara do Trabalho de Ponta Grossa e na 11.ª Vara do Trabalho de Curitiba.
segunda-feira, 15 de dezembro de 2014
Volume de cheques devolvidos recua em novembro, apontam Serasa e SCPC
15/12/2014 10:21
O porcentual de cheques devolvidos sobre o total em
circulação caiu em novembro segundo duas empresas que fazem esse tipo de
levantamento mensalmente. De acordo com a Serasa Experian, a proporção de
cheques sem fundos caiu de 1,97% para 1,93% na passagem de outubro para
novembro, enquanto para a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao
Crédito), o porcentual variou de 1,93% para 1,90% no mesmo período.
O pagamento da primeira parcela do 13º salário é apontado
pelos economistas da Serasa como fator que contribuiu para a diminuição da
proporção de cheques sem fundos no mês passado. Eles também destacam que,
apesar do recuo pontual, o cenário macroeconômico com juros elevados, atividade
estagnada e desaquecimento do mercado de trabalho, contribui para manter a
inadimplência com cheques maior em 2014 do que em 2013. No acumulado dos onze
primeiros meses deste ano, a taxa está em 2,05%. No mesmo período de 2013, o
porcentual de cheques devolvidos foi de 2,01%.
Na abertura do indicador por regiões, a Norte registrou a
maior inadimplência, com 4,55% de cheques devolvidos, ao passo que a região
Sudeste foi a que apresentou menor taxa, de 1,48%.
Entre os Estados, Roraima lidera mais uma vez o ranking
estadual dos cheques sem fundos nos primeiros onze meses de 2014, com 11,21% de
devoluções. Por outro lado, São Paulo foi o Estado com o menor porcentual, de
1,26%.
Boa Vista SCPC
Já segundo a Boa Vista SCPC, o porcentual de cheques
devolvidos pela segunda vez por falta de fundos atingiu 1,90% do total
movimentado em novembro, recuando ante o porcentual de 1,93% verificado em
outubro e de 1,97% em novembro do ano passado.
No acumulado do ano, esse porcentual está em 2,00%, de 1,98%
no mesmo intervalo de 2013. De janeiro a novembro, o total de cheques
movimentados (689,177 milhões) caiu 10,0%, enquanto o número absoluto de
cheques devolvidos (14,059 milhões) recuou 9,0%. Na divisão por tipo de
emissor, a devolução foi 11,3% menor para as pessoas físicas e 2,8% inferior
para as pessoas jurídicas, entre janeiro e novembro de 2014 ante igual período
de 2013.
Metodologias
O Indicador Serasa Experian consiste no levantamento mensal
sobre a quantidade de cheques devolvidos por insuficiência de fundos em relação
ao total de cheques compensados. Somente é considerada a segunda devolução.
Os dados da Boa Vista consideram a proporção de cheques
devolvidos (segunda devolução por insuficiência de fundos) sobre o total de
cheques movimentados, que é o total de cheques compensados mais os devolvidos.
Fonte: Paraná Online
quinta-feira, 11 de dezembro de 2014
Acet faz lançamento do 7º Festival de Prêmios
Ontem a
ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo fez o lançamento do 7º
Festival de Prêmios
O evento de finalização da campanha será realizado em 01 de Março de 2015, no CTG Rincão do Pinhal.
Na manhã da última terça-feira (10/12) a Acet fez o
lançamento do 7º Festival de Prêmios, para as empresas que aderiram à campanha.
Logo após o evento, os empresários fizeram uma carreata pela cidade de Turvo,
para mostrar a campanha aos consumidores.
O Festival de Prêmios é uma campanha tradicional da
Associação Comercial que visa aumentar as vendas do comércio local. Neste ano,
a campanha teve a adesão de 57 empresas e o apoio da Prefeitura Municipal de
Turvo e da Comercial Oeste, ou seja, entre empresas participantes, apoiadores e
a instituição organizadora do evento, são 60 empresas e instituições envolvidas
nesta ação.
O evento de finalização da campanha será realizado em 01 de Março de 2015, no CTG Rincão do Pinhal.
terça-feira, 9 de dezembro de 2014
ICMS: Lideranças do G7 pedem ao governo retirada de projeto que aumenta impostos no PR
Lideranças do G7, entidades representativas do setor produtivo paranaense, estiveram reunidas, na manhã desta segunda-feira (08/12), em Curitiba, com o governador Beto Richa para solicitar que o governo retire da Assembleia Legislativa o Projeto de Lei nº 513/2014, que propõe o aumento da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de vários produtos, inclusive medicamentos, alimentos, produtos de higiene pessoal, calçados, vestuário, entre outros. Segundo coordenador do G7 e presidente do Sistema Ocepar e, João Paulo Koslovski, “o governador se comprometeu em retirar do projeto o aumento sobre produtos da cesta básica e das micro e pequenas empresas e que a lei manterá benefícios anteriores, já conquistados por alguns setores”, frisou.
Avaliação
Na avaliação do Grupo, é importante que a matéria
passe por uma discussão mais ampla devido aos impactos que poderá causar na
competitividade do setor produtivo e na renda dos trabalhadores paranaenses. O
G7 também esteve com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado
Valdir Rossoni, solicitando alterações no PL nº 513.
Participantes
Participaram das reuniões os presidentes da Faciap,
Rainer Zielasko, do Sistema Ocepar/Fecoopar, João Paulo Koslovski; da
Fecomércio, Darci Piana; da Fiep, Edson Luiz Campagnolo; da Faep, Ágide
Meneguette e da ACP, Antônio Miguel Espolador Neto. O presidente da
Fetranspar, Sérgio Malucelli, foi representado pelo coronel Honório Bortolini.
Fonte: Ocepar/Coordenação G7
Crédito das fotos: Agência Fiep de Notícias
terça-feira, 2 de dezembro de 2014
Reunião da Diretoria Executiva da Acet
Aconteceu ontem (01) na sede da Acet, mais uma reunião
ordinária da Diretoria Executiva, oportunidade onde foram discutidos assuntos
como o 7º Festival de Prêmios da ACET, por exemplo. As reuniões ordinárias
ocorrem uma vez por mês. Estiveram presentes 9 diretores e o secretário
executivo da Cacicopar.
segunda-feira, 27 de outubro de 2014
segunda-feira, 13 de outubro de 2014
Você está vendendo bem? Muito mesmo? Então, cuidado! Pode ter alguma coisa errada! Preocupe-se!
VOCÊ VENDE MUITO DETERMINADO PRODUTO!
OS CLIENTES ATÉ “DISPUTAM” PELAS SUAS MERCADORIAS!
São situações que precisam ser analisadas criteriosamente!
Cuidado, se você vende muito um determinado item, preocupe-se pois, alguma coisa pode estar errada!
Seu preço pode estar muito abaixo que o mercado;
Sua empresa pode ser a única que tem o determinado produto;
Sua empresa pode ser a única que ainda não reajustou os preços em função de alguma motivação externa: aumento pelo fornecedor, falta de matéria-prima, falta do produto no mercado, alteração na tributação desse produto, algum impedimento legal na sua comercialização, …
E quais são as consequências?
Se seu preço estiver abaixo dos valores de mercado, sua empresa pode estar vendendo abaixo do custo ou sem margem;
Se sua empresa é a única a ter o produto, seus preços poderiam ser um pouquinho maiores, propiciando-lhe margens melhores;
Se sua empresa ainda não reajustou preços, poderá também implicar em vendas com prejuízo ou pequena margem.
E lembre-se também que:
Os consumidores atuais têm acesso a muitas informações em tempo real e sem limites de distâncias e estão ávidos por boas opções de compras!
Analise e veja se algo parecido ocorre em suas vendas!
Fique “antenado” com o mercado!
Por Edmilson Koji Tanaka
Fonte
Blogs SEBRAE/PR
OS CLIENTES ATÉ “DISPUTAM” PELAS SUAS MERCADORIAS!
São situações que precisam ser analisadas criteriosamente!
Cuidado, se você vende muito um determinado item, preocupe-se pois, alguma coisa pode estar errada!
Seu preço pode estar muito abaixo que o mercado;
Sua empresa pode ser a única que tem o determinado produto;
Sua empresa pode ser a única que ainda não reajustou os preços em função de alguma motivação externa: aumento pelo fornecedor, falta de matéria-prima, falta do produto no mercado, alteração na tributação desse produto, algum impedimento legal na sua comercialização, …
E quais são as consequências?
Se seu preço estiver abaixo dos valores de mercado, sua empresa pode estar vendendo abaixo do custo ou sem margem;
Se sua empresa é a única a ter o produto, seus preços poderiam ser um pouquinho maiores, propiciando-lhe margens melhores;
Se sua empresa ainda não reajustou preços, poderá também implicar em vendas com prejuízo ou pequena margem.
E lembre-se também que:
Os consumidores atuais têm acesso a muitas informações em tempo real e sem limites de distâncias e estão ávidos por boas opções de compras!
Analise e veja se algo parecido ocorre em suas vendas!
Fique “antenado” com o mercado!
Por Edmilson Koji Tanaka
Fonte
Blogs SEBRAE/PR
quarta-feira, 8 de outubro de 2014
terça-feira, 16 de setembro de 2014
A ACET participou do I Encontro da Cacicopar, em Laranjeiras do Sul
15/set/2014
Neste sábado (13) aconteceu no Campus da Universidade Federal da Fronteira Sul – UFSS o 1ºEncontro Regional da Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná – Cacicopar. Além de lideranças das 14 Associações Comerciais e Empresariais que fazem parte da Coordenadoria também estiveram presentes o Presidente da Faciap, Rainer Zielasko, e a Presidente do Conselho Estadual da Mulher Empresária, Maria Salette Rodrigues de Melo.
Durante o encontro
foram realizadas palestras e workshops, onde os participantes puderam trocar
experiências sobre o associativismo. Ao final do dia, um livro de moções foi
entregue aos representantes de cada Associação. Estas reivindicações serão
levadas pela Cacicopar até os órgãos competentes. As principais delas estão
ligadas a pedidos de melhorias na infraestrutura desta região do estado.
quarta-feira, 16 de julho de 2014
quarta-feira, 2 de julho de 2014
Diretoria Executiva realiza a primeira reunião da atual gestão
O assunto
principal foi a definição das diretrizes do Planejamento Estratégico da Acet para
o próximo biênio
Na noite desta terça-feira (01) foi realizada a primeira reunião da atual gestão (2014/2016) da Diretoria Executiva da Acet – Associação Comercial e Empresarial de Turvo. A pauta da reunião foi o Planejamento Estratégico para o próximo biênio da gestão da entidade. Dentre os grandes desafios da entidade, os de maior destaque são a conclusão da construção da sede própria e a consolidação da prestação de serviços aos associados.
Elói, Leandro, Sandro, Nice, Cézar e Felipe. |
Na noite desta terça-feira (01) foi realizada a primeira reunião da atual gestão (2014/2016) da Diretoria Executiva da Acet – Associação Comercial e Empresarial de Turvo. A pauta da reunião foi o Planejamento Estratégico para o próximo biênio da gestão da entidade. Dentre os grandes desafios da entidade, os de maior destaque são a conclusão da construção da sede própria e a consolidação da prestação de serviços aos associados.
A missão da Acet ficou assim definida:
Promover o desenvolvimento local
através do associativismo e do fortalecimento da classe empreendedora,
oferecendo soluções às necessidades dos associados.
A definição da visão:
Ser reconhecida pelos associados e
comunidade como a entidade de maior representatividade da classe empreendedora
e de excelência na prestação de serviços em Turvo.
Os valores da Acet:
·
Ética,
Respeito e Responsabilidade
·
Interesse
pela comunidade
·
Voluntariado
e Cooperação
·
Transparência
·
Empreendedorismo,
Inovação e Excelência
·
Educação,
formação e informação
·
Compromisso
com resultados
A gestão da
Acet será pautada nos seguintes focos estratégicos:
1. Prestação de serviços que contribuam para o desenvolvimento das
empresas associadas e a sustentabilidade da entidade;
2. Promoção da cultura associativista mediante a
mobilização e organização dos empresários;
3. Desenvolvimento local, que busca a articulação de um ambiente
empresarial favorável para as empresas; e,
4. E a Gestão da ACET envolvendo a organização interna para garantir o
melhor uso de seus recursos.
Também foram definidos alguns números para os resultados
esperados da nova gestão:
1. Conclusão da Construção da Sede
Própria: 100.000
2. Criar o Conjove – Conselho do Jovem
Empresário: 10
3. Ampliar o número de associados: 130
4. Ampliar o número de serviços
oferecidos: 5
5. Ampliar o faturamento com produtos e
serviços: 20%
6. Oferecer cursos/Palestras para
associados: 30
7. Campanhas de Incentivo ao comércio
local: 4
8. Reuniões da Diretoria Executiva: 30
Por último
foi decidido que a partir destas linhas gerais a Diretoria Executiva elaborará
um plano de ação para a próxima gestão.
quinta-feira, 26 de junho de 2014
Veja quais são os “dez mandamentos do bom atendimento”, segundo o Senac
1 – Empatia: Tratar as pessoas como você gostaria de ser tratado. O primeiro passo para isso é se colocar-se no lugar do cliente. Aplicar essa prática, muito difundida em gestão de pessoas, é fundamental para quem trabalha na linha de frente de atendimento, para quem está em contato direto com o cliente.
Link:
http://oglobo.globo.com/economia/emprego/veja-quais-sao-os-dez-mandamentos-do-bom-atendimento-segundo-senac-12423886
sexta-feira, 6 de junho de 2014
5 empregos antigos (e estranhos) que você não sabia que existem
Você já imaginou ser um aquecedor humano? Ou então um detetive de animais? Não, não ficamos malucos, nós estamos falando de profissões que foram criadas antigamente e por incrível que pareça ainda continuam presentes nos dias atuais.
O site de empregos CareeBliss organizou uma lista com cinco tipo de profissões antigas e inusitadas que você nem sabia que existem.
1. Aquecedor humano
Em 2010 , os seletos hotéis Holiday Inns ofereciam aquecedores de cama humano como cortesia. Eles eram escolhidos para deixar a sua cama agradável e quentinha antes de você pular para dentro dela. A ideia do serviço foi baseado em pesquisas científicas que comprovam que as pessoas podem cair no sono mais rápido em uma cama que já está quente.
O serviço, lançado durante os meses de inverno, também foi previsto como uma forma de ajudar os hóspedes a vencerem o frio. Aquecedores de cama vestiam um traje especial para exercer a função.
2- Gerente técnico de secagem de tinta
Apesar do título ser ”gerente técnico” de secagem de tinta, o trabalho desse profissional é literalmente assistir a tinta secar. Ele avalia o tempo de secagem de diversas tintas , em um esforço para melhorar as fórmulas existentes e criar uma tinta que vai secar rapidamente e que seja eficiente para trabalhos onde a área não pode estar fora de uso por um longo tempo. Além de assistir a pintura , ele também tocam as amostras e testam a aderência , como parte do processo de avaliação.
3- Detetive de animais
Ace Ventura Detetitve de animais não existe só na ficção, esta é realmente uma carreira do mundo real. Detetives de animais ajudam os clientes a encontrar animais perdidos, mas tudo baseado em teorias. Eles usam o perfil comportamental dos bichinhosos e desenvolvem probabilidades de locais onde podem estar os animais perdidos.
Eles também trabalham com equipamentos de alta tecnologia , como câmeras de busca. Alguns detetives ainda utilizam seus próprios animais de estimação treinados que podem atuar como cães farejadores.
4- Terapeuta de risadas
É cientificamente comprovado que o riso pode reduzir os hormônios relacionados ao estresse , diminuir a dor , e mesmo reforçar o seu sistema imunológico. O riso é uma terapia eficaz para todos os tipos de pacientes , especialmente para aqueles que estão lidando com doenças difíceis. Muitas vezes os terapeutas de riso trabalham com terapias múltiplas , combinando exercícios de riso como ioga e outras técnicas.
5- Provador de Chicletes
Especialistas em provar chicletes têm muito trabalho avaliando a qualidade das gomas de mascar. O chiclete perfeito produz um sabor forte , é fácil de mastigar , dura um longo tempo, e pode até mesmo produzir alguns grandes bolhas. Uma grande quantidade de tecnologia vai para a criação do chiclete , e o provador de chicletes testa o produto em todas as fases de desenvolvimento para ajudar a produzir o chiclete perfeito.
Autor: Luciana Lima
Fonte: Exame
Link:
http://exame.abril.com.br/blogs/blog-da-voce-sa/2014/06/02/5-empregos-antigos-e-estranhos-que-voce-nao-sabia-que-ainda-existem/?utm_source=newsletter&utm_medium=e-mail&utm_campaign=news-semanal.html
sábado, 31 de maio de 2014
Neuro Battistelli é empossado presidente da Cacicopar
Na última sexta-feira (30/05) foi realizada a Cerimônia Festiva de Posse da Cacicopar – Coordenadoria das Associações Comerciais do Paraná, para a gestão 2014/2016. Participaram do evento cerca de 150 empresários de Guarapuava e região.
Na oportunidade Valdir Grígolo, que passava o cargo, falou sobre o
desafio de presidir a Cacicopar durante quatro anos (duas gestões). “Lembro a
dificuldade que tínhamos no início do mandato em unir todas as Associações
Comerciais e Empresariais (ACE’s). Hoje, me orgulho em dizer que estamos com
100 % das ACE’s participando”, discursou.
O secretário de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur parabenizou
Valdir pelo trabalho desempenhado frente à Coordenadoria. “Sabemos da
importância do associativismo e do cooperativismo. A Cacicopar é um agente de
desenvolvimento da região, pois atua diretamente em treze municípios. Desejo
sucesso para essa nova gestão que se inicia”.
Para o presidente eleito, Neuro Batistelli, a expectativa é dar
continuidade no processo de ampliação na participação das ações conjuntas, bem
como contribuir na identificação e efetivação de ações regionais, que
contribuam para o desenvolvimento socioeconômico. “Queremos tornar a Cacicopar
mais visível e reconhecida enquanto coordenadora das agências propulsoras do
desenvolvimento econômico e social da nossa região”, afirmou o novo presidente.
Neuro acredita que um dos principais desafios desta gestão é despertar
e ampliar a cultura associativista às ACE’s e também de empresários
pertencentes a municípios que ainda não possuem uma associação comercial
constituída.
Atualmente o escritório da Cacicopar está localizado na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, maior associação da Coordenadoria. “A Acig é referência, e têm muito a colaborar com as demais entidades. Ela é pioneira em diversas ações e projetos que serão disseminados e desenvolvidos juntamente com a nova diretoria da entidade. Posso dizer que a Acig é o braço direito da Cacicopar”, conclui o consultor da Faciap Adriano Volkweis.
O Presidente eleito da Cacicopar, Neuro Battistelli, é ex-presidente da Acet - Associação Comercial e Empresarial de Turvo. É a primeira vez que um integrante da Acet assume o cargo na Cacicopar.
Conheça a nova Diretoria da Cacicopar:
Presidente: Neuro Batistelli – Turvo
1º Vice- Presidente: Simone
Rodrigues Pereira Lopes – Pitanga2º Vice- Presidente: Célio Marcos Rodrigues da Silva – Laranjeiras do Sul
Secretário: Valdair Moreira de Oliveira – Palmital
2º Secretário: Cézar A. Chaia Predroso – Marquinho
Tesoureiro: Eloi Mamcasz- Guarapuava
Coordenador Câmara Desenvolvimento Regional: Valdecir S. Baltokoski – Candói
Coordenador Câmara da Indústria: Saulo Geovane Simão – Pinhão
Coordenador Câmara de Serviços: Felipe Brugg – Turvo
Coordenador Câmara de Núcleos Setoriais: Rosenilda Choma – Pitanga
Coordenador Câmara de Comunicação/Marketing: Maria Inês Guiné – Guarapuava
Coordenador Câmara de Agronegócio: Celso José Mereth – Goioxim
Coordenador Câmara de Associativismo e Cooperativismo: João Celso de Brito Cunha – Rio Bonito o Iguaçu
Coordenador Câmara de Educação, Ciência e Tecnologia: Claudinei José Herdt – Manoel Ribas
Coordenador Câmara dos Conselhos da Mulher Empresária e Executiva: Katya Santos – uarapuava
Coordenador Câmara do Comércio: Adecir Farias de Lima – Candói
Coordenador Câmara dos Conselhos do Jovem Empresário: Marco Aurélio Borges – Guarapuava
Coordenador Jurídico: Carlos Henrique Silvestri Luhm – Guarapuava
Clique aqui para ver mais imagens deste evento.
sexta-feira, 30 de maio de 2014
Posse da CACICOPAR acontece nesta sexta-feira
A cerimônia de posse da diretoria executiva (gestão 2014-2016) da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) será realizada nesta sexta-feira (30), às 20h, no Boulevard Grill e Eventos. O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho e outras autoridades irão prestigiar a solenidade.
A coordenadoria atende treze ACE’s (Associações Comerciais e Empresariais) que compõem a região. “A Cacicopar tem extrema importância no desenvolvimento de toda nossa região. Em conjunto podemos lutar por diversas bandeiras, como melhoria na infraestrutura logística (recapes asfálticos, rodovias, trevos de acesso, ampliação de vias férreas, melhorias em aeroportos, etc), e ainda, outras moções, como construção ou ampliação de hospitais, instituições de ensino, entre outros”, ressalta o consultor regional da Faciap, Adriano Volkweis.
Fonte: ACIG
Link:
http://www.acig.com.br/noticias/posse-da-cacicopar-acontece-nesta-sexta-feira/
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Encerramento curso Mulher Empreendedora - Fortalecendo a identidade feminina para os negócios
Na última quarta-feira (28/05) foi realizado o último encontro do curso Mulher Empreendedora - Fortalecendo a identidade feminina para os negócios. Este curso foi oferecido pelo Sebrae em parceria com o CME – Conselho da Mulher Empresária de Turvo. Na avaliação de todos os envolvidos (Sebrae, Cme, Acet, Colégio Professores e participantes) o curso foi de grande proveito para as empreendedoras que participaram.
O curso Mulher Empreendedora foi formulado para despertar em mulheres sua identidade feminina, fortalecendo sua autoestima e favorecendo que se descubram capazes de iniciar em suas comunidades, locais de origem, ações empreendedoras que transformem seus ambientes, sobretudo, a elas mesmas.
Clique aqui para ver as imagens deste evento.
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Liderando equipes pela primeira vez
Autor:
Samara Teixeira
Liderar uma equipe, seja ela de 5 ou 100 colaboradores, é uma tarefa complexa. Mais ainda quando se vai estrear na função, até pelas responsabilidades e desafios que virão pela frente.
Algo que já vem acontecendo muito nas empresas são jovens (geração Y) liderando pessoas mais velhas (geração X, por exemplo). Isso certamente poderá ocasionar conflitos.
Link:
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/liderando-equipes-pela-primeira-vez?sc_source=b2c:emkt&utm_source=b2b:emailmarketing&utm_medium=ces&utm_term=liderando-equipes&utm_content=2014-05-23&utm_campaign=490&sc_medium=20140523&sc_content=liderando-equipes&ggo=1
Liderar uma equipe, seja ela de 5 ou 100 colaboradores, é uma tarefa complexa. Mais ainda quando se vai estrear na função, até pelas responsabilidades e desafios que virão pela frente.
De acordo com Alexandre Prates, coach e especialista em
desenvolvimento humano, assumir uma primeira gestão tem alguns fatores
críticos. Por isso, é preciso cuidado redobrado especialmente no começo.
Segundo ele, a primeira precaução é tentar identificar o
cenário que o profissional está pisando. “A primeira gestão é algo que
geralmente mexe com as pessoas e faz com que elas se motivem. E essa empolgação
em demasia pode ser um problema”, afirma.
Prates explica que não é necessário chegar querendo mostrar
muito serviço. “Mudar muita coisa logo de cara, principalmente em empresas que
tenham uma cultura mais enraizada, pode não ser visto com bons olhos. Imagine
uma organização na qual as coisas são feitas há 10 ou 20 anos do mesmo jeito e
você chega impondo um modo de ser. Por mais que você esteja correto, passar por
cima desta cultura seria um perigo.”
Além disso, ele afirma que muitas pessoas, infelizmente,
compreendem a liderança por uma ótica completamente equivocada, a de que “as
pessoas precisam me servir”. “Quando, você, líder, deve servir as pessoas para
que elas vejam um real motivo em se engajar com a sua liderança. A prepotência,
em muitos casos, é um sistema de defesa para forçar uma autoridade, que de nada
adiantará”, enfatiza.
De acordo com o especialista, isso não quer dizer que o novo
líder tenha que se omitir ou deixar de expressar sua opinião. “Só é preciso
controlar a empolgação para realmente fazer as coisas no tempo correto. No
começo, o envolver as pessoas deve ser a primeira grande preocupação do
gestor.”
Depois, sim, vêm as mudanças de processos. “Se o novo líder
inverter a ordem, tende a ser boicotado. É claro que as pessoas têm
expectativas sobre o gestor, de que ele vá organizar a empresa, mas engajar as
pessoas é fundamental para que ele conquiste os resultados esperados”, afirma
Prates.
Jovem líder: erros e confrontos com outras gerações
Se liderar não é uma tarefa simples para qualquer
profissional, imagine para um novato. “O líder mais jovem tem mais dificuldades,
sim, até pela falta de maturidade na função. A pouca idade o faz cometer erros
que um líder com mais experiência de vida não cometeria, mas é normal. O líder
sênior de hoje muito provavelmente também errou no passado. Faz parte do
processo.”Algo que já vem acontecendo muito nas empresas são jovens (geração Y) liderando pessoas mais velhas (geração X, por exemplo). Isso certamente poderá ocasionar conflitos.
“Os jovens têm mostrado o seu talento e chegado a postos
extremamente interessantes. Neste caso, é preciso ter uma maturidade de ambos
os lados. É preciso que a pessoa mais experiente valorize a inovação e que o
jovem valorize a experiência”, diz Prates.
E quando os confrontos são inevitáveis, a melhor receita é
uma conversa franca e direta. “Não deixe nunca a fofoca tomar conta do
ambiente. Um feedback imediato e até mesmo uma reunião para acertar as
desavenças demonstra maturidade, transparência e deixa as coisas mais claras.”
Prates lembra também que nada resiste a um bom resultado. “O
desempenho blinda qualquer profissional, especialmente alguém que está num
cargo de liderança. É o maior escudo contra fofoca, picuinha, e ajuda a
construir uma trajetória de sucesso”, conclui o coach.
Fonte: Liderando equipes pela primeira vez |
Portal Carreira & SucessoLink:
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/liderando-equipes-pela-primeira-vez?sc_source=b2c:emkt&utm_source=b2b:emailmarketing&utm_medium=ces&utm_term=liderando-equipes&utm_content=2014-05-23&utm_campaign=490&sc_medium=20140523&sc_content=liderando-equipes&ggo=1
sexta-feira, 23 de maio de 2014
Motivação: o motor que faz a vida avançar
Autor:
Samara Teixeira More
A motivação
é como uma tomada de decisão importante e pessoal: ninguém pode fazer por você.
É você quem precisa assumir as rédeas da sua vida e tomar decisões que impactarão
no seu futuro.
Algumas
pessoas fazem cursos excelentes, mas, ao pegar o diploma, não tem ideia do que
fazer com ele, e logo a vida volta a ser como era antes.” Falta motivação e
tomada de decisão – e ninguém pode fazer isso por você”, explica João Alexandre
Borba, psicólogo e coach.
Sabendo da
importância que a motivação exerce na vida das pessoas, Borba fala sobre
algumas atitudes que podem ser tomadas para alcançar – ou manter – ela em dia.
“A chave do sucesso está em você, em como você encontra força para manter-se
motivado e lida com situações que podem acabar com sua paciência e equilíbrio.
Uma das atitudes que eu sempre digo para as pessoas fazerem é condicionar a
própria mente, ou seja, concentrar-se nos pensamentos positivos e evitar os negativos.
Esse pequeno ato já pode transformar o dia”, exalta.
Além da
mente, é preciso condicionar o corpo também, afinal, “saco vazio não para em
pé”. Por isso, mantenha suas metas de alimentação e exercícios físicos em dia e
as siga da mesma forma como você seguiria um plano de negócios.
Traçar metas
é algo importante para manter a motivação. “Grandes coisas simplesmente não
acontecem automaticamente, é preciso planejamento”, ressalta Borba. Para isso,
escolha objetivos que você pode atingir e pesquise muito sobre como
alcançá-los, ou seja, tire todas as dúvidas que possam existir pelo caminho.
É importante
também conhecer as pessoas que caminham ao seu lado. “Pessoas negativas
desperdiçam tanto o tempo delas quanto o seu, portanto, permanecer junto a elas
é o mesmo que atirar no próprio pé. O ideal é ficar perto de pessoas motivadas,
que passarão energias positivas para você e, consequentemente, você se sentirá
mais motivado”, comenta.
Ainda
segundo Borba, assuma a responsabilidade – e os créditos – pelos seus próprios
resultados. Evite culpar a sorte, o destino ou o divino. Tanto os erros quanto
os acertos foram seus: aceite-os, mas não se acomode – aprenda com os erros e
persista no caminho dos acertos. “Corra riscos, só assim você aprende coisas
novas – e isso vale também para a vida pessoal. Pisar em um território
desconhecido pode ser assustador, mas, ao mesmo tempo, completamente motivador.
Viajar e conhecer lugares novos é o melhor exemplo disso”, enfatiza o
especialista.
Outra dica importante é ser confiante e não
esperar a perfeição em tudo o que faz: “busque a excelência, e não o perfeito”
diz Borba. Entenda que permanecer parado e não agir é o único erro real que
existe na vida, afinal, você não adquire experiência, não conhece pessoas e,
além disso, é mais fácil de visualizar as possibilidades quando você está em
movimento.
Fonte: Catho
Link:
Assinar:
Postagens (Atom)