sábado, 31 de maio de 2014

Neuro Battistelli é empossado presidente da Cacicopar


Na última sexta-feira (30/05) foi realizada a Cerimônia Festiva de Posse da Cacicopar – Coordenadoria das Associações Comerciais do Paraná, para a gestão 2014/2016. Participaram do evento cerca de 150 empresários de Guarapuava e região.

Na oportunidade Valdir Grígolo, que passava o cargo, falou sobre o desafio de presidir a Cacicopar durante quatro anos (duas gestões). “Lembro a dificuldade que tínhamos no início do mandato em unir todas as Associações Comerciais e Empresariais (ACE’s). Hoje, me orgulho em dizer que estamos com 100 % das ACE’s participando”, discursou.

O secretário de Indústria e Comércio, Sandro Abdanur parabenizou Valdir pelo trabalho desempenhado frente à Coordenadoria. “Sabemos da importância do associativismo e do cooperativismo. A Cacicopar é um agente de desenvolvimento da região, pois atua diretamente em treze municípios. Desejo sucesso para essa nova gestão que se inicia”.

Para o presidente eleito, Neuro Batistelli, a expectativa é dar continuidade no processo de ampliação na participação das ações conjuntas, bem como contribuir na identificação e efetivação de ações regionais, que contribuam para o desenvolvimento socioeconômico. “Queremos tornar a Cacicopar mais visível e reconhecida enquanto coordenadora das agências propulsoras do desenvolvimento econômico e social da nossa região”, afirmou o novo presidente.

Neuro acredita que um dos principais desafios desta gestão é despertar e ampliar a cultura associativista às ACE’s e também de empresários pertencentes a municípios que ainda não possuem uma associação comercial constituída.

Atualmente o escritório da Cacicopar está localizado na Associação Comercial e Empresarial de Guarapuava, maior associação da Coordenadoria. “A Acig é referência, e têm muito a colaborar com as demais entidades. Ela é pioneira em diversas ações e projetos que serão disseminados e desenvolvidos juntamente com a nova diretoria da entidade. Posso dizer que a Acig é o braço direito da Cacicopar”, conclui o consultor da Faciap Adriano Volkweis.

O Presidente eleito da Cacicopar, Neuro Battistelli, é ex-presidente da Acet - Associação Comercial e Empresarial de Turvo. É a primeira vez que um integrante da Acet assume o cargo na Cacicopar.


Conheça a nova Diretoria da Cacicopar:

Presidente: Neuro Batistelli – Turvo
1º Vice- Presidente: Simone Rodrigues Pereira Lopes – Pitanga
2º Vice- Presidente: Célio Marcos Rodrigues da Silva – Laranjeiras do Sul
Secretário: Valdair Moreira de Oliveira – Palmital
2º Secretário: Cézar A. Chaia Predroso – Marquinho
Tesoureiro: Eloi Mamcasz- Guarapuava
Coordenador Câmara Desenvolvimento Regional: Valdecir S. Baltokoski – Candói
Coordenador Câmara da Indústria: Saulo Geovane Simão – Pinhão
Coordenador Câmara de Serviços: Felipe Brugg – Turvo
Coordenador Câmara de Núcleos Setoriais: Rosenilda Choma – Pitanga
Coordenador Câmara de Comunicação/Marketing: Maria Inês Guiné – Guarapuava
Coordenador Câmara de Agronegócio: Celso José Mereth – Goioxim
Coordenador Câmara de Associativismo e Cooperativismo: João Celso de Brito Cunha – Rio Bonito o Iguaçu
Coordenador Câmara de Educação, Ciência e Tecnologia: Claudinei José Herdt – Manoel Ribas
Coordenador Câmara dos Conselhos da Mulher Empresária e Executiva: Katya Santos – uarapuava
Coordenador Câmara do Comércio: Adecir Farias de Lima – Candói
Coordenador Câmara dos Conselhos do Jovem Empresário: Marco Aurélio Borges – Guarapuava
Coordenador Jurídico: Carlos Henrique Silvestri Luhm – Guarapuava

Clique aqui para ver mais imagens deste evento.




sexta-feira, 30 de maio de 2014

Posse da CACICOPAR acontece nesta sexta-feira




A cerimônia de posse da diretoria executiva (gestão 2014-2016) da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) será realizada nesta sexta-feira (30), às 20h, no Boulevard Grill e Eventos. O prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho e outras autoridades irão prestigiar a solenidade.

A coordenadoria atende treze ACE’s (Associações Comerciais e Empresariais) que compõem a região. “A Cacicopar tem extrema importância no desenvolvimento de toda nossa região. Em conjunto podemos lutar por diversas bandeiras, como melhoria na infraestrutura logística (recapes asfálticos, rodovias, trevos de acesso, ampliação de vias férreas, melhorias em aeroportos, etc), e ainda, outras moções, como construção ou ampliação de hospitais, instituições de ensino, entre outros”, ressalta o consultor regional da Faciap, Adriano Volkweis.

Fonte: ACIG
Link:
http://www.acig.com.br/noticias/posse-da-cacicopar-acontece-nesta-sexta-feira/

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Encerramento curso Mulher Empreendedora - Fortalecendo a identidade feminina para os negócios



Na última quarta-feira (28/05) foi realizado o último encontro do curso Mulher Empreendedora - Fortalecendo a identidade feminina para os negócios. Este curso foi oferecido pelo Sebrae em parceria com o CME – Conselho da Mulher Empresária de Turvo. Na avaliação de todos os envolvidos (Sebrae, Cme, Acet, Colégio Professores e participantes) o curso foi de grande proveito para as empreendedoras que participaram.

O curso Mulher Empreendedora foi formulado para despertar em mulheres sua identidade feminina, fortalecendo sua autoestima e favorecendo que se descubram capazes de iniciar em suas comunidades, locais de origem, ações empreendedoras que transformem seus ambientes, sobretudo, a elas mesmas.

Clique aqui para ver as imagens deste evento.

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Liderando equipes pela primeira vez

Autor: Samara Teixeira

Liderar uma equipe, seja ela de 5 ou 100 colaboradores, é uma tarefa complexa. Mais ainda quando se vai estrear na função, até pelas responsabilidades e desafios que virão pela frente.





 
 
De acordo com Alexandre Prates, coach e especialista em desenvolvimento humano, assumir uma primeira gestão tem alguns fatores críticos. Por isso, é preciso cuidado redobrado especialmente no começo.
Segundo ele, a primeira precaução é tentar identificar o cenário que o profissional está pisando. “A primeira gestão é algo que geralmente mexe com as pessoas e faz com que elas se motivem. E essa empolgação em demasia pode ser um problema”, afirma.
Prates explica que não é necessário chegar querendo mostrar muito serviço. “Mudar muita coisa logo de cara, principalmente em empresas que tenham uma cultura mais enraizada, pode não ser visto com bons olhos. Imagine uma organização na qual as coisas são feitas há 10 ou 20 anos do mesmo jeito e você chega impondo um modo de ser. Por mais que você esteja correto, passar por cima desta cultura seria um perigo.”
Além disso, ele afirma que muitas pessoas, infelizmente, compreendem a liderança por uma ótica completamente equivocada, a de que “as pessoas precisam me servir”. “Quando, você, líder, deve servir as pessoas para que elas vejam um real motivo em se engajar com a sua liderança. A prepotência, em muitos casos, é um sistema de defesa para forçar uma autoridade, que de nada adiantará”, enfatiza.
De acordo com o especialista, isso não quer dizer que o novo líder tenha que se omitir ou deixar de expressar sua opinião. “Só é preciso controlar a empolgação para realmente fazer as coisas no tempo correto. No começo, o envolver as pessoas deve ser a primeira grande preocupação do gestor.”
Depois, sim, vêm as mudanças de processos. “Se o novo líder inverter a ordem, tende a ser boicotado. É claro que as pessoas têm expectativas sobre o gestor, de que ele vá organizar a empresa, mas engajar as pessoas é fundamental para que ele conquiste os resultados esperados”, afirma Prates.
Jovem líder: erros e confrontos com outras gerações
Se liderar não é uma tarefa simples para qualquer profissional, imagine para um novato. “O líder mais jovem tem mais dificuldades, sim, até pela falta de maturidade na função. A pouca idade o faz cometer erros que um líder com mais experiência de vida não cometeria, mas é normal. O líder sênior de hoje muito provavelmente também errou no passado. Faz parte do processo.”

Algo que já vem acontecendo muito nas empresas são jovens (geração Y) liderando pessoas mais velhas (geração X, por exemplo). Isso certamente poderá ocasionar conflitos.

“Os jovens têm mostrado o seu talento e chegado a postos extremamente interessantes. Neste caso, é preciso ter uma maturidade de ambos os lados. É preciso que a pessoa mais experiente valorize a inovação e que o jovem valorize a experiência”, diz Prates.
E quando os confrontos são inevitáveis, a melhor receita é uma conversa franca e direta. “Não deixe nunca a fofoca tomar conta do ambiente. Um feedback imediato e até mesmo uma reunião para acertar as desavenças demonstra maturidade, transparência e deixa as coisas mais claras.”
Prates lembra também que nada resiste a um bom resultado. “O desempenho blinda qualquer profissional, especialmente alguém que está num cargo de liderança. É o maior escudo contra fofoca, picuinha, e ajuda a construir uma trajetória de sucesso”, conclui o coach. 
Fonte: Liderando equipes pela primeira vez | Portal Carreira & Sucesso
Link:
http://www.catho.com.br/carreira-sucesso/gestao-rh/liderando-equipes-pela-primeira-vez?sc_source=b2c:emkt&utm_source=b2b:emailmarketing&utm_medium=ces&utm_term=liderando-equipes&utm_content=2014-05-23&utm_campaign=490&sc_medium=20140523&sc_content=liderando-equipes&ggo=1

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Motivação: o motor que faz a vida avançar

Autor: Samara Teixeira More
 
A motivação é como uma tomada de decisão importante e pessoal: ninguém pode fazer por você. É você quem precisa assumir as rédeas da sua vida e tomar decisões que impactarão no seu futuro. 
 
 
 
Algumas pessoas fazem cursos excelentes, mas, ao pegar o diploma, não tem ideia do que fazer com ele, e logo a vida volta a ser como era antes.” Falta motivação e tomada de decisão – e ninguém pode fazer isso por você”, explica João Alexandre Borba, psicólogo e coach.
 
Sabendo da importância que a motivação exerce na vida das pessoas, Borba fala sobre algumas atitudes que podem ser tomadas para alcançar – ou manter – ela em dia. “A chave do sucesso está em você, em como você encontra força para manter-se motivado e lida com situações que podem acabar com sua paciência e equilíbrio. Uma das atitudes que eu sempre digo para as pessoas fazerem é condicionar a própria mente, ou seja, concentrar-se nos pensamentos positivos e evitar os negativos. Esse pequeno ato já pode transformar o dia”, exalta.
 
Além da mente, é preciso condicionar o corpo também, afinal, “saco vazio não para em pé”. Por isso, mantenha suas metas de alimentação e exercícios físicos em dia e as siga da mesma forma como você seguiria um plano de negócios.
 
Traçar metas é algo importante para manter a motivação. “Grandes coisas simplesmente não acontecem automaticamente, é preciso planejamento”, ressalta Borba. Para isso, escolha objetivos que você pode atingir e pesquise muito sobre como alcançá-los, ou seja, tire todas as dúvidas que possam existir pelo caminho.
 
É importante também conhecer as pessoas que caminham ao seu lado. “Pessoas negativas desperdiçam tanto o tempo delas quanto o seu, portanto, permanecer junto a elas é o mesmo que atirar no próprio pé. O ideal é ficar perto de pessoas motivadas, que passarão energias positivas para você e, consequentemente, você se sentirá mais motivado”, comenta.
 
Ainda segundo Borba, assuma a responsabilidade – e os créditos – pelos seus próprios resultados. Evite culpar a sorte, o destino ou o divino. Tanto os erros quanto os acertos foram seus: aceite-os, mas não se acomode – aprenda com os erros e persista no caminho dos acertos. “Corra riscos, só assim você aprende coisas novas – e isso vale também para a vida pessoal. Pisar em um território desconhecido pode ser assustador, mas, ao mesmo tempo, completamente motivador. Viajar e conhecer lugares novos é o melhor exemplo disso”, enfatiza o especialista.
 
Outra dica importante é ser confiante e não esperar a perfeição em tudo o que faz: “busque a excelência, e não o perfeito” diz Borba. Entenda que permanecer parado e não agir é o único erro real que existe na vida, afinal, você não adquire experiência, não conhece pessoas e, além disso, é mais fácil de visualizar as possibilidades quando você está em movimento.
 
Fonte: Catho
Link:

Nova diretoria assume Cacicopar com objetivo de desenvolver turismo

Os principais são o desenvolvimento do turismo regional e as negociações para melhorar a infraestrutura viária da região, uma vez que há muitos municípios sem acessos rodoviários adequados


No próximo dia 30 toma posse a nova diretoria da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná), escolhida no dia 15 de abril. O presidente Valdir Grigolo será substituído pelo seu atual vice, Neuro Battistelli, presidente da Acet (Associação Comercial e Empresarial de Turvo).
 
Além dos projetos que já estão em andamento – como a implantação de novas associações comerciais, aumento do número de associados e ampliação dos serviços oferecidos pela coordenadoria –, Battistelli quer alavancar durante sua gestão algumas ideias ainda incipientes. Os principais são o desenvolvimento do turismo regional e as negociações para melhorar a infraestrutura viária da região, uma vez que há muitos municípios sem acessos rodoviários adequados.
 
A diretoria contará com dois vice-presidentes – Osmar Matozo de Melo, de Palmital, e Célio Marcos Rodrigues da Silva, de Laranjeiras do Sul – e ainda representantes de Palmital, Marquinho, Guarapuava, Candói, Pinhão, Pitanga, Goioxim, Rio Bonito do Iguaçu, Manoel Ribas e Foz do Jordão nas coordenadorias.
 
Nova diretoria
O novo grupo foi escolhido sem eleição ou assembleia. Os nomes foram indicados pelos associados, uma vez que a antiga gestão já havia concluído os dois mandatos permitidos pelo estatuto da coordenadoria.
 
Mas há algumas novidades na nova diretoria, segundo Battistelli. Ele contou que o atual grupo é mais plural, com mais representantes de diferentes associações. “Na última gestão aumentamos o número de associações. Até recentemente tínhamos oito, e agora são 13. É uma região bastante ampla em termos geográficos, e nós tentamos inserir o máximo de representantes no grupo”, explicou.
 
Segundo o novo presidente, ainda há associações a serem criadas na região, e que esse trabalho será continuado. “Boa Ventura de São Roque faz parte da associação comercial de Turvo, Santa Maria Oeste pertence à de Pitanga, Laranjal à de Palmital. Então nós queremos ajudar esses municípios a criar suas próprias associações, para que cada cidade conduza seu trabalho”.

***Leia a matéria completa no Diário de Guarapuava desta sexta-feira, 23.
 
Fonte: Diário de Guarapuava
Link:

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Acet participa de reunião no Colégio Professores sobre Cursos Técnicos ofertados pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná

A reunião foi convocada pelo Diretor do Colégio Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, sobre a possibilidade de oferecer cursos profissionalizantes em Turvo.

Na última quarta-feira (21/05), a Acet, através do Presidente Felipe Brügg, esteve presente na reunião convocada pelo Diretor do Colégio Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, Anselmo Pilati.

Além da Acet, participaram a Secretaria de Indústria e Comércio de Turvo, a Secretaria de Educação de Turvo, APMF, Diretores dos Colégios Estaduais Edite Cordeiro Marques e João Miguel Maia, alunos, Conselho Escolar. Na reunião, foi ministrada uma palestra por integrantes do Núcleo Regional de Educação de Guarapuava, ao qual o município de Turvo é vinculado.

O processo para iniciar a oferta de um curso profissionalizante na rede estadual é complexo e depende muito do esforço da comunidade envolvida.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná pode ofertar os Cursos Técnicos, que são gratuitos. As possibilidades de cursos envolvem diversos eixos tecnológicos, com carga horária mínima de 800 horas.

Esses cursos dão ao estudante o conhecimento para continuidade de seus estudos e a certificação para atuar profissionalmente.

Os Cursos Técnicos de nível médio podem ser ofertados das seguintes formas:

Forma de oferta
Público-alvo
Duração
Integrada
Disciplinas da Educação Básica e da formação específica

Concluintes do Ensino Fundamental (9º ano/8ª série)

4 anos
Subsequente
Disciplinas da formação específica

Concluintes do Ensino Médio

2 a 4 semestres
Proeja
Disciplinas da Educação Básica e da formação específica

Concluintes do Ensino Fundamental com idade acima 18 anos (9º ano/8ª série)

6 semestres
Concomitante 
Realiza o ensino médio e educação profissional em turnos diferentes

Alunos matriculados a partir do 2º ano do Ensino Médio

1 a 2 anos

Abaixo segue a relação de cursos ofertados pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná. Acesse e confira os municípios e escolas que os ofertam:



Curso Técnico em Açúcar e Álcool
Curso Técnico em Administração
Curso Técnico em Agente Comunitário de Saúde
Curso Técnico em Agroecologia
Curso Técnico em Agroindústria
Curso Técnico em Agronegócio
Curso Técnico em Agropecuária
Curso Técnico em Alimentos
Curso Técnico em Análises Clínicas
Curso Técnico em Arte Dramática - Ator Cênico
Curso Técnico em Biocombustíveis
Curso Técnico em Celulose e Papel
Curso Técnico em Comércio Exterior
Curso Técnico em Contabilidade
Curso Técnico em Cozinha
Curso Técnico em Cuidados com a Pessoa Idosa
Curso Técnico em Desenho da Construção Civil
Curso Técnico em Edificações
Curso Técnico em Eletromecânica
Curso Técnico em Eletrônica
Curso Técnico em Eletrotécnica
Curso Técnico em Enfermagem
Curso Técnico em Estética
Curso Técnico em Eventos
Curso Técnico em Farmácia
Curso Técnico em Florestas
Curso Técnico em Fruticultura
Curso Técnico em Guia de Turismo
Curso Técnico em Hospedagem
Curso Técnico em Imagem Pessoal
Curso Técnico em Informática
Curso Técnico em Informática para Internet
Curso Técnico em Logística
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Curso Técnico em Mecânica
Curso Técnico em Mecatrônica
Curso Técnico em Meio Ambiente
Curso Técnico em Nutrição e Dietética
Curso Técnico em Paisagismo
Curso Técnico em Portos
Curso Técnico em Produção de Áudio e Vídeo
Curso Técnico em Prótese Dentária
Curso Técnico em Publicidade
Curso Técnico em Química
Curso Técnico em Recursos Humanos
Curso Técnico em Redes de Computadores
Curso Técnico em Saúde Bucal
Curso Técnico em Secretariado
Curso Técnico em Segurança do Trabalho
Curso Técnico em Serviços de Restaurante e Bar
Curso Técnico em Serviços Jurídicos
Curso Técnico em Transações Imobiliárias
Curso Técnico em Vendas
Curso Técnico em Vestuário
Curso Técnico em Viticultura e Enologia



Clique aqui para ver mais imagens deste evento.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Iniciou o curso Mulher Empreendedora – Fortalecendo a identidade feminina para os negócios

Ontem, 30 empreendedoras de Turvo iniciaram o Curso ofertado pelo SEBRAE e CME, com o apoio do Colégio Professores


Na noite da última segunda-feira (19), aconteceu no Colégio Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, o primeiro, dos quatro encontros, do curso Mulher Empreendedora – Fortalecendo a identidade feminina para os negócios, promovido em parceria pelo CME – Conselho da Mulher Empresária de Turvo e o Sebrae.
Interessadas, que não participaram ontem, ainda podem participar, se inscrevendo junto à ACET – Associação Comercial e Empresarial de Turvo.

O curso Mulher Empreendedora foi formulado para despertar em mulheres sua identidade feminina, fortalecendo sua autoestima e favorecendo que se descubram capazes de iniciar em suas comunidades, locais de origem, ações empreendedoras que transformem seus ambientes, sobretudo, a elas mesmas.
 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

CME: MULHER EMPREENDEDORA - FORTALECENDO A IDENTIDADE FEMININA PARA OS NEGÓCIOS


ACET repassa recursos à APMF do Colégio Professores, de Turvo

A ACET (Associação Comercial e Empresarial de Turvo) fez o repasse de R$ 1.000,00 (mil reais) para a APMF do Colégio Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro, para destinação a critério da diretoria da própria APMF.



Na noite da última quarta-feira (15/05), a ACET - Associação Comercial e Empresarial de Turvo, através do presidente Felipe Brügg, e do Diretor Administrativo Sandro Caetano, participou da reunião do Conselho Escolar do Colégio Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro.
Dentre os vários assuntos tratados, um que merece destaque foi a entrega de um cheque no valor de R$ 1.000,00 (mil reais) referente ao repasse do percentual arrecadado na realização do primeiro curso (Programação Neurolinguística na Prática), em novembro de 2013, desenvolvido pela ACET em parceria com o Colégio Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro. O valor foi repassado para a APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) do Colégio e, segundo Felipe Brügg, a Diretoria Executiva da ACET preferiu fazer a doação em dinheiro, “porque a APMF tem melhores condições de escolher o destino do recurso repassado”.
 
Segundo o Diretor do Colégio e Presidente do Conselho Escolar, Sr. Anselmo Pilati, o mais importante da parceria com a ACET são as ações educativas que permitam a maior utilização do espaço do Colégio pela comunidade. Anselmo Pilati ainda frisou que como “a estrutura do colégio é nova, ainda existem demandas de materiais que com o valor repassado, podem ser solucionadas”.

Um dos objetivos da Diretoria da ACET é buscar promover ações que além de obter resultados diretos, como a satisfação dos participantes dos cursos ofertados, por exemplo, que possam também gerar bons resultados para os parceiros da instituição. E a partilha da sobra da arrecadação do curso Programação Neurolinguística na Prática, vem de encontro com esta perspectiva da ACET. Somente em 2013, foram repassados recursos para três entidades parceiras, através de atividades realizadas em parcerias: Hospital Bom Pastor, Grupo de Escoteiros ACAÉ e a APMF do Colégio Professores.

Por outro lado, a representação ativa da ACET junto aos diversos Conselhos ou outras instituições do município faz parte do Planejamento Estratégico da Entidade, definido pela Diretoria Executiva. Estas ações fazem parte do Plano de Ação da ACET, mais especificamente do eixo estratégico Desenvolvimento Local. Para cumprir com o objetivo de participação ativa, a Diretoria Executiva designa integrantes para participarem nestes conselhos e, depois estes representantes apresentam os resultados nas reuniões ordinárias da diretoria.

Conselho Escolar - O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo do estabelecimento de ensino, em conformidade com a legislação educacional vigente e orientações da SEED.

O Conselho Escolar é composto por representantes da comunidade escolar e representantes de movimentos sociais organizados e comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o(a) diretor(a) escolar.

A comunidade escolar é compreendida como o conjunto dos profissionais da educação atuantes no estabelecimento de ensino, alunos devidamente matriculados e frequentando regularmente, pais e/ou responsáveis pelos alunos.

A participação dos representantes dos movimentos sociais organizados, presentes na comunidade, não ultrapassará um quinto (1/5) do colegiado.


CME: MULHER EMPREENDEDORA - FORTALECENDO A IDENTIDADE FEMININA PARA OS NEGÓCIOS




MULHER EMPREENDEDORA - FORTALECENDO A IDENTIDADE FEMININA PARA OS NEGÓCIOS

O curso Mulher Empreendedora foi formulado para despertar em mulheres sua identidade feminina, fortalecendo sua autoestima e favorecendo que se descubram capazes de iniciar em suas comunidades, locais de origem, ações empreendedoras que transformem seus ambientes, sobretudo, a elas mesmas.

 

Encontro 1 (19/05) – Fortalecendo a identidade feminina;

Encontro 2 (20/05) – Cultivando sua autoestima;

Encontro 3 (27/05) – A mulher e o empreendedorismo;

Encontro 4 (28/05) – Tornando-se uma mulher empreendedora.

 

Carga horária: 16 horas.

Instrutora: Sirley Fátima de Souza

Local: Colégio Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro

 

Gratuito, vagas limitadas!
Informações e Inscrição: (42) 3642-1426




terça-feira, 13 de maio de 2014

Conselho da Mulher Empresária da ACET fez reunião ordinária nesta noite


 
Na noite desta terça-feira (13) foi realizada na sede da ACET a primeira reunião sob a coordenação da nova Presidente do CME, Leonice Braga Penteado. Leonice foi eleita junto com a nova Diretoria Executiva da ACET e é a atual responsável pela coordenação do CME.
 
O principal objetivo da reunião foi planejar as ações que serão realizadas neste ano pelas conselheiras. Dentre os assuntos discutivos, estavam avaliação da posse da Diretoria Executiva, Reunião com representantes da Prefeitura Municipal de Turvo, Caminhada em Guarapuava e a formação de turma para o curso "Mulher Empreendedora - Fortalecendo a identididade feminina para os Negócios", oferecido pelo Sebrae em parceria com CME.
 
Todas as empresárias interessadas podem participar do CME. Mais informações pelo telefone 3642-1863, com a Lais.

O que é o CME - Conselho da Mulher Empresária de Turvo?
O CME - Conselho Estadual da Mulher Empresária de Turvo tem como objetivo fomentar a participação da mulher no cenário de negócios e, principalmente, incentivar o ingresso das mulheres no associativismo. A ACET acredita que os conselhos podem gerar como resultado o aumento da produtividade e da representatividade da entidade.

 

sábado, 10 de maio de 2014

Associação Comercial de Pinhão inaugurou sede própria


ACET participa da cerimônia de inauguração da sede própria da ACIAP- Associação Comercial e Empresarial de Pinhão.

 
Na última sexta (09/05), a ACET (Associação Comercial e Empresarial de Turvo), através do presidente Felipe Brügg e do ex-presidente Neuro Battistelli esteve representada na cerimônia de inauguração da sede própria da ACEPI – Associação Comercial e Empresarial de Pinhão.

A ACEPI foi fundada em 1986, e agora, na gestão do presidente Alberto Fychs Neto, conquistou a sede própria. No evento estavam presentes, autoridades do poder público local, e representante de outras entidades relacionadas ao sistema associativista da região.

A ACEPI é uma das treze associações comerciais integrantes da CACICOPAR (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro Oeste do Paraná).
Clique aqui para acessar as imagens do evento.

 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Nova diretoria da ACET: mais de 30 voluntários em prol da classe empreendedora


Felipe Brügg foi empossado junto com os demais integrantes da Diretoria Executiva; a nova diretoria tem 16 membros e mais os integrantes do CME – Conselho da Mulher Empresária de Turvo e do Conjove – Conselho do Jovem Empresário de Turvo.

https://www.facebook.com/pages/ACET-Associa%C3%A7%C3%A3o-Comercial-e-Empresarial-de-Turvo/185507071530504?fref=photo


A nova diretoria da ACET para o biênio 2014-2016 foi empossada em 30 de abril, no salão social da Associação dos Criadores de Bovinos de Turvo, durante a realização da Assembleia Geral Ordinária 2014 da ACET. Estiveram presentes além dos associados e integrantes da chapa “União para o desenvolvimento”, eleita em março passado, o Vice-Prefeito Municipal Miguel Petrin, o Vereador Eraldo Mattos de Oliveira, Moizés Pereira Zeni secretário de Indústria e Comércio de Turvo, Marines Schimith da Silveira Diretora do Colégio Estadual Edite Cordeiro Marques e do Grupo de Escoteiros ACAÉ e Anselmo Pilati, Diretor do Colégio Estadual Professores Edvaldo e Maria Janete Carneiro.

Após o pronunciamento das autoridades presentes, o Diretor Financeiro da ACET, Télcio Leovino Nunes da Silveira, colocou em apreciação pelos sócios, as demonstrações contábeis da entidade. Apresentou a DRE (Demonstrativo de Resultado) e o Balanço Patrimonial, referentes ao exercício 2013, obtendo a aprovação por unanimidade.

Na sequência, o Presidente Neuro João Battistelli fez a apresentação da prestação de contas das atividades da Diretoria Executiva durante a sua gestão. Comentou que esta foi uma gestão muito ativa e que graças ao comprometimento de todos os diretores, a ACET conseguiu apresentar mais serviços à sociedade. “É de fundamental importância o comprometimento de todos os envolvidos para que os resultados apareçam”, disse.

O presidente também deu destaque à formação do CME – Conselho da Mulher Empresária de Turvo que conseguiu ampliar ainda mais as atividades da ACET. As mulheres ocupam, hoje, um papel de destaque na sociedade, e o CME é um exemplo de como as mulheres podem contribuir para um mundo melhor. Destacou duas atividades que abrangeram áreas nunca antes abordadas pela ACET, que envolvem questões de responsabilidade ambiental e social. Relacionado à proteção ao meio ambiente, o CME realizou o projeto Natal Ecológico que além da decoração da cidade para o Natal, também promove o recolhimento de garrafas pets. De caráter social, o CME esteve à frente da grande mobilização da Campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama.

Nesta gestão, segundo Neuro Battistelli, “a ACET também teve uma participação ativa junto às outras entidades do sistema associativista, como a CACICOPAR”. E a prova de que o trabalho da ACET foi relevante é a indicação do nome do presidente da ACET para ocupar o cargo de presidente da CACICOPAR. A eleição está prevista para ocorrer no mês de maio, e ele é o presidente da única chapa apresentada.

Neuro Battistelli disse que a parceria que a ACET tem com os poderes constituídos na esfera municipal, faz da entidade uma indutora do desenvolvimento econômico e social. Ele destacou que neste mês a associação atingiu a marca de 100 associados. “Esse número era um sonho a ser conquistado, o que evidencia a confiança e o reconhecimento dos associados, o comprometimento dos diretores e funcionários, a credibilidade perante a sociedade e o retorno para os parceiros”.

Finalizando, Neuro Battistelli comentou sobre as parcerias que a ACET fez neste período e que segundo ele, foram de fundamental importância para a obtenção dos resultados alcançados. Dentre elas foram parcerias realizadas com a Prefeitura Municipal de Turvo, Rádio Comunitária Turvo Ativo, FAU, Sebrae, Colégio Professores, Colégio Faxinal, Sicredi, Banco Bradesco, Cresol, dentre vários outros. E mais um fato inédito para a ACET que ocorreu nesta gestão, foram ações que geraram repasses de recursos, através da ACET, para outras entidades, como o Grupo de Escoteiros ACAÉ, Hospital Bom Pastor e Colégio Professores.

Concluindo os trabalhos da Assembleia Geral Ordinária 2014, após a posse da nova Diretoria Executiva, o novo presidente da entidade, Felipe Brügg, agradeceu à predisposição de colaboração, demonstrada pelas autoridades presentes. E disse que “gostaria de frisar para todos, que ao se dirigir ao presidente da ACET, os parceiros devem ter em mente que não é somente o presidente que representa a entidade, mas que é um grupo de mais de 30 voluntários, que estão com muita vontade de trabalhar em prol do desenvolvimento de Turvo, e que precisam do apoio do poder público bem como dos parceiros”.

Felipe Brügg, falou que continuidade é a palavra que resume os projetos de ação da nova diretoria. E que hoje, além de concluir a sede própria, a Associação precisa se consolidar como prestadora de serviços aos sócios.

Ainda segundo Felipe Brügg, outra caraterística da nova diretoria da ACET, será a permanente busca pelo constante diálogo entre diretoria, colaboradores, parceiros e sócios. As decisões tomadas com a participação de todos os envolvidos geram resultados melhores e com maior eficiência.

Encerrando a AGO 2014 da ACET, Felipe Brügg, comentou sobre a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento local, disse “que nenhum país na história, alcançou o desenvolvimento tendo somente grandes funcionários, mas sim com o surgimento de grandes empreendedores”. E que toda a sociedade deve reconhecer a atividade empreendedora como o motor que promove o desenvolvimento local.

 
 
 
Composição da nova Diretoria Executiva da ACET (2014/2016):

Presidente: Felipe Alyton Brugg

Vice-presidente: Leandro Eurich

Dir. Financeiro: Télcio Leovino Nunes da Silveira

Vice-dir. Financeiro: Cézar Augusto Penszkowski

Dir. Administrativo: Sandro Tadeu Caetano

Vice-dir. Administrativo: Vanderson Marcelo de Lara

Dir. de Assuntos do Comércio, Turismo, e Prestação de Serviços: Flávio Marcos da Silva

Dir. para Assuntos do SCPC: Jaci Wagner Blasczik

Dir. de Eventos, Promoções e Relações Públicas: Maria Luiza Pittner

Diretora do Conselho da Mulher Empresária: Leonice Braga Penteado

Diretor do Conselho do Jovem Empresário: Elói Mattos de Oliveira

Conselho Fiscal:

Divancir de Bortoli

Sandra Maria Pereira Lustosa

Madinéia Correia dos Santos

Augusto Margotti

Robson Rangel Santelli
 

 
Para visualizar as imagens do evento, acesse:
 
 
Veja as apresentações realizadas: