sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Associações Comerciais se reúnem em Guarapuava

Evento foi realizado na Colônia Vitória.
 
 

Na última terça-feira (04), associações comerciais da Cacicopar (Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Centro-Oeste do Paraná) se reuniram em Guarapuava para troca de experiências sobre o Programa Capacitar, presente em mais de 190 ACEs do Paraná. Mais de oitenta pessoas estiveram presentes, superando a expectativa dos organizadores do evento.

O Capacitar é um programa de excelência em gestão desenvolvido pela Faciap (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná) que está sendo implantado sistematicamente nas associações comerciais do estado. O objetivo é estruturar e fortalecer essas entidades para que elas tenham ainda mais representatividade e força em suas regiões.

Valdir Grígolo, presidente da Cacicopar abriu o evento ressaltando a importância das pequenas associações comerciais do Paraná. Para o presidente, as grandes associações comerciais têm muito o que aprender com as pequenas, pois geralmente elas vêm acompanhadas de uma história de árduo trabalho para se consolidar.

O presidente do Sicredi Terceiro Planalto, Adilson Primo Fiorentin também esteve presente, e discursou sobre o cenário cooperativista e associativista brasileiro. Ele aproveitou o momento para inaugurar o novo slogam do Sicredi “A vida é melhor quando é cooperativa”. Fiorentin também falou sobre a diferença entre bancos e cooperativas e sobre a abrangência nacional do Sicredi.

Quem falou em nome de Rainer Zielasko, presidente da Faciap, que não pôde comparecer, foi Eloi Mamcasz, presidente da Acig. Eloi comentou que os resultados dos programas Capacitar e Empreender, ambos da Faciap, demonstram que o empresário é maior do que qualquer outra força. “Estes programas possibilitam uma injeção dentro de nossas entidades para enxergarmos que podemos fazer muito mais pela classe empresarial e pelo desenvolvimento regional”, ressaltou Eloi.

Em seguida, Márcio Rei, superintendente da Faciap palestrou sobre a criação do Capacitar, que foi pensado a partir da reflexão sobre de que forma as associações comerciais poderiam aumentar a longevidade das empresas associadas. Ele apresentou o cenário das ACEs antes do programa, ressaltando como elas estavam desassistidas e com visões distorcidas, por isto colaborando pouco com a transformação da realidade de suas regiões. Após apresentar dados do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social) sobre saúde, educação, emprego e renda, ele salientou que a distribuição de renda é ainda o fator mais deficitário se comparado aos demais. “Isto é um problema de todos, porque todos ‘pagam a conta’. A Faciap passou a agir pensando em como ser protagonista da mudança deste cenário. Foi aí que surgiu o Capacitar”, contou.

Novos produtos para associações comerciais foram anunciados por Márcio. Proface (“upgrade do Capacitar”) e ferramenta de recuperação de crédito serão disponibilizados a partir do ano que vem.

Cases de Sucesso

Tudo o que foi apresentado sobre o Capacitar nos primeiros momentos do encontro foi reforçado com a apresentação de cases de sucesso de pequenas ACEs do Paraná. Aceg (Associação Comercial de Goioxim), Acils (Associação Comercial de Laranjeiras do Sul), Acepi (Associação Comercial de Pitanga) e Acip (Associação Comercial de Palmital) são exemplos do trabalho árduo desenvolvido voluntariamente em associações comerciais com resultados otimizamos após adesão ao Capacitar. Estas associações não só conquistaram uma estrutura adequada para funcionamento, mas também aumentaram os serviços oferecidos aos associados, a participação destes associados, a participação em mobilizações populares, apoio das prefeituras para melhorias no comércio local, criação de conselhos do jovem empresário e da mulher executiva, além da participação em comitês e núcleos municipais.

O encontro foi finalizado com palestra motivacional do professor Itamar Ribeiro. Após a palestra, um jantar de confraternização foi oferecido aos participantes.

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

No Território da Cidadania Paraná-Centro, jovens ‘descobrem’ o empreendedorismo

Alunos do ensino médio realizam debate com empresários da região e surpreendem com potencial para negócios
 
Da Redação(Sebrae/Pr)
 
Os alunos do Colégio Estadual Faxinal da Boa Vista, no Distrito de Ibema, distante cerca de 40 quilômetros da cidade do Turvo, na região central do Paraná, viveram uma experiência diferente na semana que passou. Eles ouviram atentos, durante a “Feira de Profissões”, que já virou uma tradição na localidade, a história de vida e a experiência de empresários que superaram dificuldades nos negócios e que, assim como eles, já foram muito jovens e inexperientes.
O bate-papo, entre estudantes, empreendedores e empresários, recebeu o nome de “Momento Empreendedor” e é uma ação-piloto proposta pelo Sebrae/PR em Guarapuava, para estimular a cultura empreendedora entre os jovens. O “Momento Empreendedor” é iniciativa do Projeto Território da Cidadania Paraná-Centro, que tem como objetivo dar dinamismo empresarial aos municípios da região, por meio do empreendedorismo e das micro e pequenas empresas.

O Distrito de Ibema tem a economia voltada à indústria de papel e, com os empregos restritos, o êxodo dos jovens, para outras cidades, tem sido cada vez maior. “Quisemos com esse evento despertar e aumentar a autoestima dos jovens que residem na região, fazendo-os acreditar e confiar que o empreendedorismo pode alavancar não somente seu crescimento pessoal como o da região na qual eles vivem”, analisa o consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max Lira Batista.

Os estudantes reuniram alguns empresários da região para um debate onde os convidados contaram experiências, desafios e superações enfrentados durante a gestão de seus empreendimentos. “Nós provocamos algo para que esses jovens pudessem se organizar e eles responderam com esse debate. Cuidaram de todos os detalhes do evento, desde o convite, a divulgação até o café servido aos participantes”, analisa o consultor.

A Associação Comercial e Empresarial do Turvo (ACET) foi parceira do Sebrae/PR na ação que movimentou a “Feira de Profissões”. O vice-presidente da ACET, Felipe Brugg, acredita que a comunidade local saiu vencedora com o debate sobre empreendedorismo, promovido durante o “Momento Empreendedor”. Tanto por desmitificar a tese de que os alunos do ensino médio não teriam interesse em conduzir projetos da escola quanto por terem surpreendido na execução da ação.

“Para os empresários que contaram suas histórias, foi uma oportunidade de retribuir à comunidade as oportunidades oferecidas, incentivando o comportamento empreendedor entre os jovens e, também, melhorando a imagem da classe empresarial junto à opinião pública local”, avalia Brugg, da ACET.

Segundo Sidnei Antonio Bührer, diretor do Colégio Estadual Faxinal da Boa Vista, o sentimento dos alunos foi de que podem fazer acontecer, quando querem. “Para a escola foi um momento muito vantajoso de aprendizagem. Os alunos protagonizaram uma ação com suas próprias ideias e experimentaram trabalho em equipe, colaboração, mobilização pró-ativa e interação. E, a partir do evento, se desenharam outras ações que serão implantadas em outros momentos.”

“Nós propusemos um trabalho a eles e demos um suporte. No final, nos surpreendemos com a eficiência de realização desses jovens. O empreendedorismo e as micro e pequenas empresas são a força motriz para o desenvolvimento dos municípios. Ao estimularmos os jovens a adotarem um comportamento empreendedor, estamos motivando-os e preparando-os para o futuro. O empreendedorismo precisa ser despertado, para que se torne realidade, gerando empregos e renda”, reforça o consultor do Sebrae/PR, Cecílio Max de Lira Batista.


Território da Cidadania

Uma característica marcante nos municípios que formam o Território da Cidadania Paraná-Centro são os baixos índices de desenvolvimento humano e de desenvolvimento empresarial. Razão pela qual o Sebrae/PR e mais de 15 instituições parceiras promovem ações coletivas e integradas na região – assim como nos Territórios da Cidadania Cantuquiriguaçu, Norte Pioneiro e Vale do Ribeira -, com objetivo de melhorar o ambiente para o desenvolvimento.

Fazem parte do Território da Cidadania Paraná-Centro os municípios de Altamira do Paraná, Boa Ventura de São Roque, Campina do Simão, Iretama, Laranjal, Manoel Ribas, Mato Rico, Nova Cantu, Nova Tebas, Palmital, Pitanga, Rio Branco do Ivaí, Roncador, Rosário do Ivaí, Santa Maria do Oeste, Turvo, Cândido de Abreu e Guarapuava. Cecílio Max de Lira Batista acredita que ações como o “Momento Empreendedor”, que mobilizou jovens estudantes e empresários, podem ser estendidas para outras localidades do Território Paraná-Centro.

“Aos poucos, com ações simples, focadas e envolvendo a participação das comunidades, vamos transformando a realidade local”, afirma o consultor do Sebrae/PR.


Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.

Fonte:

http://www.pr.agenciasebrae.com.br/noticia/19213776/empreendedorismo/no-territorio-da-cidadania-parana-centro-jovens-descobrem-o-empreendedorismo/?indice=0

http://guarapuava.diarioagora.com.br/noticias/regiao/17,7843,05,11,jovens-participam-de-ldquomomento-empreendedorrdquo.shtml

http://www.redesuldenoticias.com.br/noticia.aspx?id=46740

sábado, 20 de outubro de 2012

Palestra para alunos do Colégio Faxinal da Boa Vista, em Turvo, aborda o tema Empreendedorismo


No dia 05 de Outubro de 2012, a ACET (Associação Comercial e Empresarial de Turvo) em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ao Micro e Pequeno Empresário) realizaram uma palestra de sensibilização sobre o tema Empreendedorismo para os alunos do Colégio Estadual Faxinal da Boa Vista, em Turvo.

Alunos do Colégio Faxinal da Boa Vista assistindo palestra
 
Com o objetivo de abordar o tema Empreendedorismo para os alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Faxinal da Boa Vista, foi realizada uma palestra do Sebrae (Associação Comercial e Empresarial de Turvo) em parceria com a ACET (Associação Comercial e Empresarial de Turvo), onde foram apresentadas as características do comportamento empreendedor, e a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento pessoal e social para a sociedade.


Estavam presentes alguns professores do colégio e cerca de 70 alunos do Ensino Médio do período noturno que permaneceram atentos a todos os detalhes da palestra, que durou cerca de uma hora e meia.


Ao final, os alunos foram instigados a montar um evento, com a orientação do Sebrae e ACET, para aprofundar mais os conhecimentos sobre o Empreendedorismo e, para isto, foi solicitado aos interessados que se inscrevessem preenchendo uma ficha cadastral. O resultado foi acima do esperado: 23 alunos se inscreveram e, foi definida a data do dia 19 de Outubro para o encontro da organização do evento.


O grupo selecionado pretende montar um dos atrativos da Feira das Profissões que será realizada no Colégio Faxinal da Boa Vista do dia 22 a 26 de Outubro, como um complemento às opções de profissões disponibilizadas pelas faculdades e universidades.


Empreendedor - A palavra empreendedor (entrepreneur), originada do francês, é usada para descrever uma pessoa que tem, acima de tudo, a necessidade de realizar coisas novas.


Os conceitos de administração normalmente estão associados às organizações, ao contrário do conceito de empreendedorismo, que sempre se associa à pessoa que faz acontecer.


Segundo David McClelland, as pessoas podem ser divididas em dois grandes grupos: uma minoria que, quando desafiada por uma oportunidade, está disposta a trabalhar com determinação e afinco para conseguir o que quer, e uma grande maioria que não se importa tanto assim. McClelland afirma que as pessoas que têm necessidade de realizar se destacam porque, independentemente de suas atividades, fazem com que as coisas aconteçam.


O empreendedor, com sua aguçada percepção, está sempre observando recursos escassos na região onde atua, recursos que não estejam sendo devidamente explorados ou até mesmo que não tenham sido alvo da atenção de ninguém, sendo, no entanto, uma boa fonte de oportunidade de negócio.


Em resumo, podemos dizer que o empreendedor identifica uma oportunidade e cria um meio para aproveitá-la, assumindo os riscos que qualquer atividade empresarial oferece.
 

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Café do Empreendedor traz informações para os empreendedores de Turvo

Foi realizada ontem, uma palestra para os empreendedores de Turvo, sobre Formalização do Empreendedor Individual e Linhas de Crédito.

Foto de Tony Luiz
 
O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa) em parceria com a ACET (Associação Comercial e Empresarial de Turvo) com o apoio da Prefeitura Municipal de Turvo realizaram ontem, um Café do Empreendedor com palestras sobre formalização do Empreendedor Individual e Linhas de Crédito. As linhas de crédito foram apresentadas pela Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Banco Social. Mais de 50 empreendedores de Turvo marcaram presença, além de líderes locais como políticos, secretários municipais, e representantes das entidades do município.
Empreendedor Individual - O Empreendedor Individual é a pessoa que trabalha por conta própria e que se legaliza como pequeno empresário. Para ser um empreendedor individual, é necessário faturar no máximo até R$ 60.000,00 por ano, não ter participação em outra empresa como sócio ou titular e ter um empregado contratado que receba o salário mínimo ou o piso da categoria.
A Lei Complementar nº 128, de 19/12/2008, criou condições especiais para que o trabalhador conhecido como informal possa se tornar um Empreendedor Individual legalizado.
Entre as vantagens oferecidas por essa lei está o registro no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), o que facilitará a abertura de conta bancária, o pedido de empréstimos e a emissão de notas fiscais.
Além disso, o Empreendedor Individual será enquadrado no Simples Nacional e ficará isento dos tributos federais (Imposto de Renda, PIS, Cofins, IPI e CSLL).
Pagará apenas o valor fixo mensal de R$ 32,10 (comércio ou indústria) ou R$ 36,10 (prestação de serviços), que será destinado à Previdência Social e ao ICMS ou ao ISS. Essas quantias serão atualizadas anualmente, de acordo com o salário mínimo.
Com essas contribuições, o Empreendedor Individual terá acesso a benefícios como auxílio maternidade, auxílio doença, aposentadoria, entre outros.
 
Foto de Tony Luiz
 

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Boa Ventura de São Roque e Turvo recebem VarejoMAIS em Ação

Proposta do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio, com apoio de entidades parceiras como a ACET (Associação Comercial e Empresarial de Turvo) e Prefeituras Municipais, visa fortalecer comércio e economia dos dois municípios
 
 
Da Redação

Empresários do comércio varejista de Boa Ventura de São Roque e Turvo, municípios na região de Guarapuava, terão a oportunidade de buscar conhecimento e qualificação para aperfeiçoar a gestão de suas lojas. Os dois municípios recebem, ainda neste ano, o Programa VarejoMAIS em Ação, uma iniciativa do Sebrae/PR e do Sistema Fecomércio/PR, que, com o apoio de entidades parcerias, visam tornar o comércio varejista paranaense mais forte e competitivo.

Em Boa Ventura de São Roque, o lançamento do Programa acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 19 horas. Em Turvo, a apresentação do VarejoMAIS será na quinta-feira, dia 30, também às 19 horas.

A proposta do VarejoMAIS em Ação é fortalecer as vendas no varejo e a economia dos municípios, fazendo com que o comércio local se torne tão atrativo que a população invista e faça compras na própria cidade, sem precisar se deslocar para centros comerciais maiores.

“O objetivo do VarejoMAIS em Ação é melhorar as pequenas empresas do comércio para que conquistem clientes e aumentam a competitividade empresarial. O Programa é uma oportunidade para os empresários buscarem atualização, com ferramentas que vão contribuir para aumentar, inclusive, o faturamento da empresa”, explica o consultor do Sebrae/PR, Cecilio Max Batista.

Para melhorar a gestão e aumentar a competitividade das lojas, o VarejoMAIS em Ação propõe a realização de um diagnóstico organizacional do empreendimento, realizado para identificar como está o atendimento, a estrutura física e a gestão financeira da loja.

Com essas informações, o empresário terá subsídios para elaborar um plano de ação, que vai contribuir para detectar quais são as potencialidades e as vulnerabilidades da empresa. “Os participantes do Programa ainda participam de consultorias e treinamentos, abordando temas como promoções coletivas, finanças, atendimento, comunicação visual e vitrinismo”, complementa o consultor do Sebrae/PR.

Para o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Guarapuava, Abrão José Melhem, a realização do VarejoMAIS em Ação em Boa Ventura de São Roque e Turvo contribui para aprimorar o conhecimento dos empresários e para melhorar a dinâmica do pequeno varejo.

 “São dois municípios da base territorial do nosso Sindicato e são duas cidades pujantes, nas quais prevalece a atividade agropecuária, o que alavanca o potencial de vendas do comércio. Com esse fator, o Sebrae/PR, o Sindicato do Comércio Varejista e a Federação do Comércio darão um suporte aos empresários com a realização do VarejoMAIS em Ação. A iniciativa vai melhorar o conhecimento deles, bem como a qualificação dos funcionários. Eu vejo com bons olhos essa parceria, que dará um toque especial ao comércio dos dois municípios”, avalia Abrão José Melhem.

Para o vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Turvo (ACET), Felipe Brügg, a realização do VarejoMAIS em Ação contribui para aumentar a competitividade do comércio local.

 “É importante porque o Programa reúne um pacote de soluções empresariais, que atinge várias áreas da empresa e ainda é realizado nas cidades. Assim, os empresários não precisem se deslocar para outra localidade em busca desse conhecimento e o preço do Programa é acessível”, avalia Felipe Brügg.

 Lançamentos

O lançamento do VarejoMAIS em Ação em Boa Ventura de São Roque acontece nesta quarta-feira, dia 29, às 19 horas, no Centro de Eventos Municipal. Em Turvo, a apresentação do Programa será na quinta-feira, dia 30, também às 19 horas, no Salão da Igreja Presbiteriana.

Os interessados em participar do VarejoMAIS em Ação podem entrar em contato com o Sebrae/PR, em Guarapuava, no telefone (42) 3623-6720. As vagas são limitadas.

Sobre o Sebrae/PR

O Sebrae/PR - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná é uma instituição sem fins lucrativos criada para dar apoio aos empresários de micro e pequenas empresas e aos empreendedores interessados em abrir o próprio negócio. No Brasil, são 27 unidades e 800 postos de atendimentos espalhados de norte a sul. No Paraná, cinco regionais e 11 escritórios. A entidade chega aos 399 municípios do Estado por meio de atendimento itinerante, pontos de atendimento e de parceiros como associações, sindicatos, cooperativas, órgãos públicos e privados. O Sebrae/PR oferece palestras, orientações, capacitações, treinamentos, projetos, programas e soluções empresariais, com foco em empreendedorismo, setores estratégicos, políticas públicas, tecnologia e inovação, orientação ao crédito, acesso ao mercado, internacionalização, redes de cooperação e programas de lideranças.


Informações para a imprensa:
Giselle Ritzmann Loures - (41) 3330-5846 / (41) 9629-0002
Agência Sebrae de Notícias no Paraná (
http://asn.sebraepr.com.br) sebrae@pr.sebrae.com.br">sebrae@pr.sebrae.com.br
Coordenação: Leandro Donatti - Registro Profissional 2874/11/57-PR
Telefone: (41) 3330-5895 ou (41) 9962-1754

sexta-feira, 11 de maio de 2012

Diretoria Executiva eleita para o biênio 2012/2014

Presidente: Neuro João Battistelli
Vice-presidente: Felipe Alyton Brugg
Diretor Financeiro: Télcio Leovino Nunes da Silveira
Vice-diretor Financeiro: Jerônimo Gadens do Rosário
Diretor Administrativo: Leandro Eurich
Vice-diretor administrativo: Divancir de Bortoli
Diretor de Assuntos do Comércio, Turismo e Prestação de Serviços: Elton Luis Klein
Diretor para assuntos do SCPC: Evaldo de Jesus Rosa
Diretora Conselho da Mulher Empresária: Madinéia dos Santos
Diretor de Eventos, Promoções e Relações Públicas:
Juliano Penteado
Diretora do Conselho do Jovem Empresário: Josiane Dalzotto
Conselho Fiscal:
- Wesley Rickli Eurick
- Rokely Scheifiter de Ramos
- Joelma Aparecida de Mattos Camargo
- Tércio Gonçalves Marques

ACET Informa - Boletim Informativo da ACET - Associação Comercial e Empresarial de Turvo

quinta-feira, 10 de maio de 2012

PALAVRA DO PRESIDENTE

Assumimos a ACET com uma grande equipe que mescla experiência e pessoas novas, buscando oxigenar a gestão e a visão da entidade. Está sendo uma das transições de diretorias mais confortáveis na história da ACET, pois estamos recebendo a entidade com as contas em dia, sem dívidas, um terreno para a sede própria, parte da  construção já paga, e boas expectativas com relação à ampliação das atividades como representação dos empresários e ofertas de novos serviços.
Nossos objetivos principais serão dar continuidade na construção da sede e desenvolver estratégias e ações que visem conter a evasão de consumidores locais para os centros comerciais da região e fortalecimento do comércio local, tais como capacitação empresarial e campanhas de valorização do comércio local.  Desenvolver ações que despertem os empresários para os bons resultados que podem ser obtidos através do associativismo. Dar continuidade no projeto de implantação do Observatório Social no município.
Internamente, vamos priorizar a profissionalização da equipe de colaboradores da ACET e continuar o desenvolvimento do Programa CAPACITAR. Vamos apoiar a formação dos Núcleos Setoriais junto aos empresários da cidade, bem como alavancar a atuação do núcleo que já foi formado no ano passado. No âmbito regional, continuaremos com as ações já iniciadas junto à entidades como CACICOPAR, Evolut e Agência Garantidora de Crédito da Região Centro-Sul.
Estamos à disposição para formar parcerias com outras entidades, Poder Público e com todos que estejam em busca do desenvolvimento local e contamos com o apoio e participação dos nossos empresários.

A ACET está com novo quadro de colaboradoras

.
Lais Klein Terniovicz
Experiência em atendimento ao público e operadora de caixa.
É formada em Curso Superior completo - Pedagogia.
Possui Curso Técnico Administrativo.



Thaís Regina de Oliveira

Tem experiência em trabalhos como consultora de relacionamento, atendimento ao público e vendas.
Cursa Administração na Faculdade Campo Real.

ACET Informa - Boletim Informativo da ACET - Associação Comercial e Empresarial de Turvo

Open publication - Free publishing - More acet

Serviços da ACET

SPC - Serviço de Proteção ao Crédito
O SPC é um serviço da ACET (Associação Comercial e Empresarial de Turvo) que tem o intuito de oferecer aos associados informações sobre operações de crédito, tanto de pessoa física quanto de pessoa jurídica.
É um banco de dados de clientes inadimplentes constantemente atualizado pelos associados da ACET e conta com mais de 280 entidades de todo o estado, que estão interligadas através da FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), bem como alertas de cheques sustados/extraviados/perdidos.
O SPC protege o empresário na medida em que permite identificar o mau pagador e tornou-se um aliado indispensável para qualquer empresa.

Confira a lista de opções de consultas:

Pessoa Física:
· SPC Pessoal
· SPC Max Pessoal
· SPC Max Plus Pessoal
· Credit Pessoal

Consulta Jurídica
· SCPC Empresarial
· SPC Max Empresarial
· SPC Max Plus Empresarial
· Credit Empresarial

Outras Consultas
· Pefin
· Consult Veículos