Hoje à noite (16/10), a ACET - Associação Comercial e Empresarial de Turvo, através do vice-presidente Felipe Brugg, participou da primeira reunião do Conselho Escolar do Colégio Professores Edvaldo e Janete Carneiro. A ACET ocupa a vaga destinada para representantes dos Movimentos Sociais Organizados, e aceitou o convite de participação enviado pelo Colégio, indicando o nome de Felipe Brugg para ocupar a posição e o do Diretor Sandro Tadeu Caetano como suplente.
Dentre os vários assuntos tratados, também foi abordado um de interesse da classe empreendedora de Turvo, que trata da possibilidade de oferecer na estrutura do Colégio, Cursos Livres, com o objetivo de treinar os recursos humanos do município. A proposta inicial foi apresentada pelo Sr. Anselmo Pilati, Diretor do Colégio e do Conselho Escolar, junto com o representante da ACET. O Conselho Escolar aprovou a iniciativa que ficará sob a responsabilidade da APMF (Associação de Pais, Mestres e Funcionários) do Colégio junto com a ACET para condução dos trabalhos.
A representação ativa da ACET junto aos diversos Conselhos ou outras instituições do município faz parte do Planejamento Estratégico da Entidade, definido no início deste ano pela Diretoria Executiva. Estas ações fazem parte do Plano de Ação da ACET, mais especificamente do eixo estratégico Desenvolvimento Local. Para cumprir com o objetivo de participação ativa, a Diretoria Executiva designa integrantes para participarem nestes conselhos e, depois estes representantes apresentam os resultados para os demais integrantes nas reuniões ordinárias.
Conselho Escolar - O Conselho Escolar é um órgão colegiado de natureza deliberativa, consultiva, avaliativa e fiscalizadora sobre a organização e a realização do trabalho pedagógico e administrativo do estabelecimento de ensino, em conformidade com a legislação educacional vigente e orientações da SEED.
O Conselho Escolar é composto por representantes da comunidade escolar e representantes de movimentos sociais organizados e comprometidos com a educação pública, presentes na comunidade, sendo presidido por seu membro nato, o(a) diretor(a) escolar.
A comunidade escolar é compreendida como o conjunto dos profissionais da educação atuantes no estabelecimento de ensino, alunos devidamente matriculados e freqüentando regularmente, pais
e/ou responsáveis pelos alunos.
A participação dos representantes dos movimentos sociais organizados, presentes na comunidade, não ultrapassará um quinto (1/5) do colegiado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário